Notícias de Criciúma e Região

Mais uma cidade no Sul decreta situação de emergência; veja fotos dos estragos

Nova Veneza registrou aumento no nível do Rio Mãe Luzia

Mais uma cidade no Sul de Santa Catarina decretou situação de emergência devido às fortes chuvas. Nesta segunda-feira, dia 6, Treviso decidiu decretar em reunião entre o Executivo e a Defesa Civil após um levantamento parcial dos danos materiais, ambientais e humanos. No fim de semana, Balneário Arroio do Silva também já havia decretado.

“Está sendo feito o relatório de danos, como em pontes, estradas e casas. Decretamos situação de emergência e contamos com o suporte da Coordenadoria Regional da Defesa Civil”, disse o prefeito Valério Moretti.

As fortes chuvas causaram alagamentos, enxurradas, erosão fluvial, entre outras situações de risco em diversas áreas do município, incluindo a ocorrência de famílias desabrigadas, interdição de vias e pontes, registros de prejuízos econômicos público e privado, além de outros reveses à integridade da população local e à infraestrutura do município.

“Reunimos a equipe da Defesa Civil, os secretários e o prefeito para levantar os danos causados no município. Temos várias comunidades afetadas, alunos que deixaram de ir para as escolas. Vamos levantar todos os danos para buscar recursos para voltar à normalidade”, disse o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Treviso, Valentim Cimolim.

O decreto que estabelece a situação de emergência também foi feito em razão da necessidade de atuação municipal na pronta resposta, em ações de restabelecimento de serviços essenciais e pronto atendimento à população atingida, a fim de garantir a segurança e a prestação de todo o auxílio que seja necessário em áreas que margeiam rios, riachos e córregos. 

Além disso, considera a ocorrência e a possibilidade de novos pequenos deslizamentos e erosões nos trechos trafegáveis, e para que se preserve, também, a infraestrutura viária do Município a ponto de não aumentar a quantidade de localidades ou cidadãos isolados e inacessíveis, sem a comunicação viária necessária à sua propriedade.

Veja fotos dos estragos em Treviso:

Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil

Situação em Nova Veneza

Nova Veneza também registrou aumento no nível do Rio Mãe Luzia, que corta a cidade. Na manhã desta segunda-feira, dia 6, o rio transbordou e interditou uma das ruas do bairro Jardim Florença. Por volta de meio-dia, a Defesa Civil informou que a água baixou aproximadamente dois metros. A cena chamou a atenção, veja abaixo:

Nível do rio no bairro Jardim Florença – Foto: Dalcione Rosso
Foto: Dalcione Rosso
Foto: Dalcione Rosso
Foto: Dalcione Rosso
Foto: Dalcione Rosso
Ponte sobre o Rio Mãe Luzia na região central – Foto: Lucas Sabino
Ponte sobre o Rio Mãe Luzia na região central – Foto: Lucas Sabino
Você também pode gostar