Notícias de Criciúma e Região

Implantação de RESEX no cabo de Santa Marta não está em discussão

Informação foi repassada à deputada Geovania de Sá em reunião, nesta quarta-feira, dia 05, com a direção do ICMBIo

A direção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo), em Brasília, negou que tenha retomado as tratativas para a implantação de Reservas Extrativistas (RESEX) no cabo de Santa Marta em Santa Catarina. A informação foi repassada à deputada Geovania de Sá em reunião, nesta quarta-feira, dia 05, solicitada pela parlamentar.

O assunto entrou em pauta após o relato de diversas lideranças que demonstraram preocupação com as movimentações em relação ao assunto nos municípios que integram o cabo de Santa Marta. “Muitas pessoas nos procuraram relatando a preocupação com a possibilidade de implantação da RESEX e dos possíveis impactos que esta medida poderia causar. O que pudemos constatar na reunião de hoje é que o ICMBIo não retomou as tratativas a respeito, o que ocorre são movimentações locais de grupos que não possuem relação com o órgão”, esclarece a parlamentar.

 

De acordo com o instituto existe uma proposta iniciada em 2002, porém os estudos se encontram desatualizados e, em 2008, foram encaminhados para a presidência da república, tendo a última movimentação registrada em 2011.  Conforme o coordenador e diretor substituto do ICMBIo, Bernardo Brito, a preservação ambiental é uma preocupação, entretanto o processo está parado e que para a implantação de uma RESEX é necessário a realização de novos estudos os quais englobam a participação popular.

Além da deputada Geovania de Sá, participaram da reunião o secretário executivo de Aquicultura e Pesca de SC, Tiago Frigo, o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, e a secretária adjunta de pesca de Laguna, Maria Aparecida dos Santos.

 

Você também pode gostar