A TV é a maior vitrine para um candidato, atingindo milhões de lares simultaneamente e apresentando, ao eleitor, quem são aqueles que buscam seu apoio e seu voto.
O horário eleitoral, iniciado em 26 de agosto, irá até o dia 29 de setembro e, neste perÃodo, cada partido terá um tempo limitado de propaganda, precisando destacar-se dos demais para garantir a conversão. É uma luta contra o relógio: muito o que falar e pouco tempo para dizê-lo.
Em frente a tela, em sua casa, está o eleitor, o destinatário final da mensagem, àquele que precisa ser conquistado.
A propaganda eleitoral na TV pede objetividade e estratégia. Ela precisa instruir e não confundir.
A mensagem que o candidato deixa ao seu público deve ser clara, tudo precisa ser muito bem compreendido para não gerar ambiguidade e plantar a dúvida aonde precisa haver certeza.
Ao aparecer a oportunidade de conversar com o eleitor pela TV, ela não pode ser desperdiçada. Transmitir a mensagem de maneira confiante é essencial. Falar com o eleitor de forma natural ao expor suas propostas é a melhor maneira de despertar nele o interesse em conhecer mais acerca de suas intenções. E, ao eleitor, cabe analisar racionalmente cada participação dos candidatos em programas de entrevistas e debates.
A TV também possui o importante papel de confirmar padrões ou atitudes que os candidatos tiveram fora das telas. É aquela velha história, quando está na TV está no mundo. Tudo (ou quase tudo) o que acontece no dia a dia dos candidatos irá, em algum momento, surgir nas telas.
Para garantir o sucesso da comunicação é necessário coerência entre o que aparece na TV e o que é postado diariamente nas redes sociais. Não pode haver conflito de ideias, a imagem precisa falar em unÃssono com o comportamento. Convenhamos que, TV e redes sociais acabam atingindo públicos diversos e, por isso mesmo, a mensagem deve ser sinônimo de credibilidade.
Manter o equilÃbrio e a coerência diante das câmeras é fundamental para a formação de um melhor juÃzo de valor sobre o candidato e suas propostas. Ser espontâneo e ter desenvoltura, sem comprometer a postura, é extremamente positivo.
Não se pode esquecer que, a aparição em rede nacional, revela muito sobre o candidato, seu plano de governo e suas prioridades. A nós, eleitores, cabe observar e não esquecer.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing polÃtico e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação polÃtica.
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