Notícias de Criciúma e Região

Identificado autor de crimes virtuais do Piauí que fez vítimas em Araranguá 

Em fevereiro do ano passado, as vítimas registraram boletins de ocorrência informando a criação de diversos perfis falsos no Instagram em nome delas

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Araranguá identificou um suspeito acusado de crimes cibernéticos contra uma mulher e a irmã adolescente dela, moradoras do município. O homem reside na cidade de Teresina no Piauí (PI).

Em fevereiro do ano passado, as vítimas registraram boletins de ocorrência informando a criação de diversos perfis falsos no Instagram em nome delas. Por esses perfis  o criminoso encaminhava conteúdo pornográfico e chegou a fazer ameaças a adolescente de 12 anos.

A identidade do criminoso foi descoberta após complexa investigação virtual realizada pela equipe de agentes da DPCAMI. Os policiais apuraram que o autor também já foi alvo de abordagem feita pela Polícia Federal em razão de outras vítimas que fazia em todo o país.

Foi instaurado inquérito policial para que o criminoso responda aos crimes previstos nos artigos 218-C e 299 do Código Penal. 

Artigo 218-C

Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de estupro: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.

Artigo 299 -C

O crime de falsidade ideológica esta previsto no artigo 299 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de omitir a verdade ou inserir declaração falsa, em documentos públicos ou particulares, com o objetivo de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente.

Você também pode gostar