Notícias de Criciúma e Região

FOTOS: Diocese de Criciúma ganha novo padre

André foi o quinto padre ordenado este ano na Diocese de Criciúma

A Diocese de Criciúma ganhou um novo sacerdote, o quinto ordenado neste ano. A celebração com o Rito de Ordenação Presbiteral do Diácono André Cardozo Dalló, realizada na Catedral São José, em Criciúma, foi presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos padres integrantes do clero, reunindo diáconos, seminaristas, religiosos(as), leigos(as) e familiares do neo-sacerdote neste sábado, dia 29.

Filho de Paulo Roberto Dalló e Rosângela Cardozo Dalló, André é irmão de Lucas e Bruno. O neo-sacerdote deu seus primeiros passos na fé na Catedral São José, em Criciúma. Em 2015, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2016 a 2018, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. No ano de 2022 concluiu seus estudos em Teologia.

Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias Santo Antônio (Itapema/SC); Paróquia São Judas Tadeus (Brusque/SC); Paróquia Catedral Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis/SC); Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (Florianópolis/SC); e Paróquia Santo Agostinho (Criciúma/SC). Como diácono, André exerceu seu ministério nas Paróquias Nossa Senhora Auxiliadora (Balneário Gaivota/SC) e Santo Antônio de Pádua (Sombrio/SC).

O amor me explicou tudo

Sob o lema sacerdotal “O amor me explicou tudo”, inspirado nos escritos de São João Paulo II, o pedido de ordem do candidato foi feito pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, Padre Antônio da Silva Miguel Júnior. Em seguida, Dom Jacinto iniciou a homilia saudando os sacerdotes presentes, seminaristas, religiosos(as), familiares e o candidato ao presbiterado. Entre os presentes, a Catedral recebeu um grande número de religiosas da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, responsáveis pela formação de André durante o período escolar.

“Se estamos aqui vivendo este momento tão sagrado é porque acreditamos e precisamos de Deus, a nossa vida se transforma com Sua presença”, disse o prelado. O Bispo também destacou que o amor, lema sacerdotal escolhido pelo Diácono André, deve ser a razão de toda a missão. “Deus garante muitas bençãos para nós, que a sua missão seja sempre de anúncio das maravilhas do Senhor”. Dom Jacinto concluiu pedindo para que todo o povo siga rezando pelos padres e a missão de cada um.

De joelhos, Padre André teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo Bispo, as mesmas foram desamarradas por sua mãe, que recebeu a primeira bênção ao lado do esposo. Em seguida, o sacerdote recebeu das mãos do Bispo o cálice e a patena, que serão utilizados para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Com a Igreja repleta de fiéis, o sacerdote foi saudado com palmas e muita emoção.

Considerações finais

Em sua manifestação após a ordenação, Padre André agradeceu aos padres, leigos e familiares que sempre estiveram presentes durante os seus anos de formação. O novo integrante do clero diocesano evidenciou ainda a vida de São João Paulo II, seu santo de devoção. “Sua vida me ensinou que em meio ao sofrimento o amor resplandece, e traz consigo uma luz que nada pode deter”, disse. O momento foi encerrado com uma oração, em seguida, Dom Jacinto concedeu a bênção final.

 

Você também pode gostar