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Estudantes encaram primeira fase do Prêmio Acic de Matemática

Prova do concurso foi realizada em 122 escolas da Região Carbonífera, envolvendo quase 18,3 mil estudantes

“Essa prova queimou meus neurônios”. Assim definiu o estudante do quinto ano Gustavo Consoni Silvano sobre a prova do Prêmio Acic de Matemática – PAM, realizada em 122 escolas das redes de ensino municipais e estadual da região, durante esta terça-feira, dia 15. Gustavo é aluno da Escola Estadual Professora Maria da Glória e Silva, de Içara, onde 267 estudantes participaram da primeira etapa do concurso.

“Para a nossa escola é sempre uma satisfação participar de prêmios, concursos e feiras. No início do ano letivo, já nos programamos para que possamos estar presentes nesses eventos. É extremamente importante oportunizar aos educandos uma educação de qualidade, sempre priorizando a escola pública. Para nós, participar do Prêmio Acic é muito importante e satisfatório”, enaltece a diretora da unidade escolar, Giziane dos Santos Ramthun.

Outro estudante da escola, José da Silva Júnior, do oitavo ano, também considerou difícil a prova dessa primeira fase. “A última questão foi a que achei mais complicada, mas acho que fui bem e estou confiante para passar para a segunda etapa do concurso”, espera.

Professora do quinto ano, Patrícia Soares de Souza ressalta a importância de ter participado da formação que a Associação Empresarial de Criciúma disponibilizou aos educadores em preparação ao prêmio. “Trouxe muitas das questões trabalhadas na formação para a sala de aula, desenvolvendo algumas atividades com os estudantes, e essa preparação foi muito importante”, reforça.

Quatro encontros foram realizados entre os meses de maio e julho, tendo a participação de cerca de 140 professores.

Quase 18,3 mil participantes

Entre os quase 18,3 mil participantes de 11 cidades da Região Carbonífera – Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga – também estava a estudante Laura Vitali Zanette, do sexto ano, da Escola Estadual São Cristóvão, de Criciúma.

“Também achei a prova um pouco difícil, mas consegui resolver todas as questões. Me saio bem em Matemática, porém não é a minha disciplina favorita”, reconhece Laura. O estudante Luiz Fernando de Jesus diz que gosta de Matemática, entretanto, acredita que tenha acertado apenas seis das 20 questões de múltipla escolha da prova, que envolveram raciocínio lógico e criatividade.

Para a elaboração da prova, a Acic se baseia nos critérios da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep – e nas competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para a área de Matemática.

“A prova está bem elaborada e com questões bastante reflexivas e contextualizadas pelo que observamos, especialmente a avaliação do nono ano. A oportunidade de participar de uma premiação como a da Acic é extremamente importante para os estudantes, é uma experiência única”, coloca a diretora da Escola Estadual São Cristóvão, Luciana Vieira.

Já a professora de Matemática Claudia Constantino Ugioni Lopes, que leciona para turmas do sexto ao nono ano do colégio, também reforça a importância de ter participado da formação aos professores. “Foi extremamente importante a qualificação. Apliquei com os alunos um simulado em sala de aula, com as questões dos anos anteriores do concurso”, pontua.

“Nessa primeira etapa do 7° Prêmio Acic de Matemática, acompanhamos em algumas escolas o momento tão esperado: a primeira prova do concurso. Ouvimos os estudantes, professores, coordenadores e diretores e avaliamos que o processo transcorreu normalmente. Foi emocionante presenciar essa fase. Agradecemos às secretarias de Educação, à Coordenadoria Regional de Educação e aos gestores pela condução desta etapa”, ressalta a coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, a professora Marlene Pires.

Classificação

A divulgação dos classificados para a segunda etapa está programada para 11 de setembro. Já a aplicação das provas está marcada para o dia 23 de setembro, na sede da Acic. O evento de premiação aos alunos está marcado para 31 de outubro. Os estudantes finalistas receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito.

O Prêmio Acic tem o intuito de incentivar e valorizar a aprendizagem e o ensino da Matemática.

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