Notícias de Criciúma e Região

Equipe de Criciúma é campeã em competição de robótica e representa SC em disputa nacional

Evento aconteceu na tarde deste sábado, dia 27, no Colégio Satc

Os alunos do colégio Satc de Criciúma foram destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento aconteceu neste sábado, dia 27, e reuniu estudantes de todo o Estado. A competição foi realizada na Satc e recebeu 15 equipes compostas por estudantes os Ensinos Fundamental e Médio das cidades de Criciúma, Rodeio, Concórdia, Florianópolis e Luzerna.

O grande campeão estadual foi o Colégio Satc, conquistando o 1º lugar nos dois níveis da competição, onde serão os representantes de Santa Catarina para a disputa nacional em São Bernardo do Campo, em outubro.

“Participar desse evento é muito especial pois a gente se diverte, faz novos amigos, participamos com outras escolas e compartilhamos conhecimento. Me preparei bastante para essa competição e estou muito feliz”, frisou um dos alunos da equipe vencedora, Marcos Vinicius Faraco Ghedin Borges, de 12 anos.

O desafio dos participantes era montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre. “Os alunos, durante as aulas, estudam e conhecem a robótica. Nesse evento é importante para apresentar tudo o que eles conheceram. Eles têm que saber a ordem e o que precisa. O objetivo é resgatar uma pessoa que está em um ambiente de desastre. Esse robô tem que ir, resgatar e trazer para o Bombeiro atender”, explicou a organizadora do evento e coordenadora das Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andreia Mariot Scarduelli.

No nível 1, os vencedores foram Marcos Vinícius Borges, Arthur Mafra da Silva e Artur Lucio Savi, que é estudante da Escola Municipal Hercílio Amante e faz parte do clube de robótica oferecido pela prefeitura municipal em parceria com a Satc.

Já no nível 2, que contempla alunos do Ensino Médio, foi uma conquista e tanto para os três adolescentes da equipe de garagem do Colégio Satc, Vitor Muneretto, Mateus Carminatti e Gabriel Corrêa. “Nos preparamos 100 dias antes da competição, trabalhamos muito neste dia de OBR, tivemos muito problemas, mas conseguimos superar as dificuldades e conseguimos conquistar esse resultado incrível. Agora queremos colocar Criciúma, Santa Catarina no topo do Nacional”, ressaltou o aluno e campeão, Vitor Muneretto.

Completando o pódio desse nível, a Escola S ficou com a 2ª colocação e o 3º lugar foi também do Colégio Satc.

Você também pode gostar