Notícias de Criciúma e Região

Criciúma em busca de solução para falta de leitos de UTI pediátrica

Uma reunião deverá ser agendada pela Prefeitura de Criciúma como Secretário de Estado da Saúde em busca de recursos emergenciais para criação de novas vagas de UTI pediátrica no Hospital Materno Infantil Santa Catarina

“Temos que ter uma solução urgente”. A fala é do secretário de Sáude de Criciúma, Arleu da Silveira. E é um desabafo sobre a atual situação da falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em todo o Sul catarinense. Mais que isso, em toda a Santa Catarina. Segundo os últimos dados do Governo do Estado, atualizados na manhã de domingo, dia 29, todos os leitos de UTI para crianças que atendem pelo SUS em Santa Catarina estavam ocupados.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Demanda alta no estado inteiro. Infelizmente estamos passando por essa falta de UTI. O prefeito (Clésio Salvaro) está agendando uma reunião aqui com o Secretário de Estado da Sáude (Aldo Baptista Neto) na quarta-feira (1). Para ver se o Estado pode aportar um valor no Hospital Santa Catarina para novos leitos”, comenta o secretário.

Segundo ele, essa questão de poucos leitos de UTI pediádricas é de longa data. “Essa é uma competência do Estado, mas não podemos ficar de fora. Nossa secretaria não deixou de orientar e informar as famílias em todos os casos. Agora a situação não está mais no ‘copo cheio’, ele transbordou. Precisamos de uma solução urgente”, cobra o secretário.

Atualmente, Santa Catarina possui 89 leitos de UTI pediátrica pelo SUS. Destes, seis no Sul catarinense, sendo quatro no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, e dois no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão.

Família segue no aguardo de UTI

Enquanto isso, a família do pequeno Gabriel Joaquim Francisco, de apenas 41 dias, segue na luta por uma UTI pediátrica. O bebê desenvolveu um quadro de bronquiolite e sofreu duas paradas cardíacas na manhã deste domingo, dia 29.  Ele segue internado no Hospital São José, em Criciúma.

De acordo com a mãe do pequeno, Katherini Joaquim, uma vaga em hospital particular surgiu agora na manhã desta segunda-feira, dia 30, em Itajaí, mas o valor pedido é muito alto. De acordo com ela, o Governo do Estado pediu um prazo para responder se custearia a internação no local.

Gabriel está intubado e aguarda de forma urgente um leito de UTI. Em nota a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina disse estar acompanhando a situação do bebê e que a Central de Regulação Estadual está buscando leito de UTI SUS e privado e, assim que possível, fará a transferência com prioridade.

A família da criança criou uma vaquinha online. O intuito é levantar valores para uma possível internação em leito particular. Para ajudar é só clicar neste link.

Leia Mais
Bebê sofre paradas cardíacas e aguarda por leito de UTI em Criciúma
O que é a bronquiolite, doença que tem levado bebês a UTIs
Hospital de Tubarão pede ajuda para ampliar UTI pediátrica

Você também pode gostar