Criança de Turvo que aguardava por leito de UTI consegue vaga em Tubarão
Joaquim Gonçalves da Conceição, de apenas três anos, aguardava no Hospital São Sebastião, em Turvo
A família do pequeno Joaquim Gonçalves da Conceição, de apenas três anos, comemora após conseguir um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pais aguardavam ansiosamente por uma vaga, pois o caso do menino era grave. No final da tarde desse domingo, dia 15, a criança foi transferida para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A mãe da criança, Cristina Gonçalves, relatou que o menino chegou em Tubarão no final da noite de domingo, dia 16, e já está em tratamento. “A médica teve que trocar o tubo dele. Em seguida teve uma nova crise, mas logo foi estabilizado. Agora já começaram a fazer os exames para ver de onde vem esse desconforto respiratório”, conta.
A mãe da criança enviou um vídeo relatando o estado de saúde de Joaquim, acompanhe abaixo:
Falta de leitos em SC
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde houve um aumento muito grande na demanda de UTI pediátrica e neonatal. Um levantamento está sendo realizado para determinar o que teria causado esse aumento de demanda. Inicialmente, uma das principais causas seriam doenças respiratórias.
Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que existe um crescimento no número de casos de doenças respiratórias no Brasil. Na última semana de abril, os dados coletados pela Fiocruz apontavam uma estimativa de 4,7 mil casos de doenças respiratórias no país, destes, 2,3 mil em crianças de 0 a 4 anos.
Leia mais:
Após mobilização, criança de Içara deve conseguir leito de UTI
Desespero: segue luta por leito de UTI para criança de Içara
Secretaria da Saúde se posiciona sobre casos de crianças aguardando UTI
Por falta de UTI no SUS, bebê de dois meses é internado em hospital particular com R$ 10 mil de diária
Mais uma criança aguarda por leito de UTI na região