Notícias de Criciúma e Região

Secretaria da Saúde se posiciona sobre casos de crianças aguardando UTI

Dois casos de crianças que aguardam por leito foram registrados neste fim de semana na região

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina se posicionou sobre os dois casos de crianças que aguardam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Referente ao primeiro caso postado pelo Portal Litoral Sul, de uma criança de dois meses que foi internada em um hospital particular. A SES informa que “segue trabalhando para realizar a transferência através do serviço de regulação. Os custos da internação serão cobertos pela SES até que seja realizada a transferência para o sistema público. Cabe ressaltar que o paciente está recebendo todo atendimento necessário para o quadro que apresenta”, diz a nota.

Sobre o segundo caso do pequeno Joaquim que aguardava um leito de UTI, a SES informou que a transferência do paciente está sendo preparada e ele será recebido no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, ainda neste domingo, dia 15.

O Governo de Santa Catarina ainda emitiu uma nota referente a falta de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado.

Acompanhe abaixo a nota:

O Governo do Estado de Santa Catarina está empenhado em garantir o atendimento pleno aos pacientes pediátricos. Diante do momento sazonal, com casos de doenças respiratórias, há grande demanda de leitos hospitalares infantis, causando uma sobrecarga no sistema de saúde.

Desde o início deste ano, através da Secretaria de Estado da Saúde, há um trabalho dedicado à ampliação dos leitos, não apenas os de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), bem como dos leitos clínicos de retaguarda. Da mesma forma, as equipes das unidades de saúde, vem desenvolvendo fluxos de rotatividade dos pacientes, promovendo, sempre que possível, uma redução no tempo de permanência nas UTIs.

Ainda no conjunto de ações, a SES, através da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH) está realizando a busca por leitos nos sistemas privados, para contratação. Esta busca também está sendo realizada em estados vizinhos, para caso necessário, seja feita a transferência dos pacientes. Lembrando que estas transferências devem respeitar os protocolos de gravidade, visando a segurança na movimentação do paciente.

Vale ressaltar que até o momento, os pacientes estão sendo absorvidos pelo sistema no Estado e que todos estão sendo assistidos de forma plena.

Leia mais:

Por falta de UTI no SUS, bebê de dois meses é internado em hospital particular com R$ 10 mil de diária

Mais uma criança aguarda por leito de UTI na região

Você também pode gostar