Notícias de Criciúma e Região

Mais uma criança aguarda por leito de UTI na região

Joaquim Gonçalves da Conceição, de apenas três anos, está internado no hospital de Turvo e aguarda uma vaga

Joaquim Gonçalves da Conceição, de apenas três anos, é mais uma criança que aguarda por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O menino tem paralisia cerebral e está internado no Hospital São Sebastião, em Turvo, com complicações respiratórias aguardando uma vaga desde a manhã desse sábado, dia 14. Este é o segundo caso neste fim de semana. Uma criança de apenas dois meses foi internada na UTI particular por falta de leito no SUS.

A mãe da criança, Cristina Gonçalves, levou o pequeno no hospital durante a noite de sexta-feira, dia 15, após a criança apresentar uma piora no quadro. Desde então, ficou internada e o médico orientou transferir para Criciúma. Mas com a falta de leito, a família segue aguardando uma vaga.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Preocupados com a criança, a família abriu um pedido judicial de leito de UTI em hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular. O pedido foi aceito, mas segundo a mãe da criança, após uma hora da liberação, a unidade hospitalar para onde Joaquim seria transferido, retornou informando que não há vagas.

“Intubaram ele na emergência, em uma sala de estabilização, pois não tem UTI. Entramos com pedido de transferência de leito, conseguimos a autorização para a transferência dele para qualquer hospital que tenha unidade pediátrica. Com isso em mãos nos foi informado que um hospital de Criciúma teria a vaga. Comemoramos, divulgamos e na hora que chamamos o transporte, fomos informados que a oferta de leito foi negada”, conta a mãe.

A família segue aguardando uma resposta das autoridades. O Portal Litoral Sul entrou em contato com a unidade hospitalar que havia ofertado o leito, mas a resposta foi que o hospital não pode passar informações do caso.

Leia mais:

Por falta de UTI no SUS, bebê de dois meses é internado em hospital particular com R$ 10 mil de diária

Você também pode gostar