Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Coronavírus: confirmação da doença em Braço do Norte muda a rotina de moradores por meio de decreto

Após a confirmação neste domingo, 15, do caso do novo coronavírus (COVID-19) em Braço do Norte, a Prefeitura e o Hospital Santa Teresinha anunciaram uma série medidas preventivas para proteger a população do município. O paciente diagnosticado com a doença é um homem morador do município de Braço do Norte, no Sul do Estado, e tem histórico de viagem no continente sul-americano. Ele está internado e segue em isolamento.

O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, assinou na noite deste domingo um decreto com uma série de medidas preventivas. No decreto são detalhadas as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública no município. A primeira recomendação é que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.

Segundo o decreto, devem ser cancelados eventos de massa  que não respeitem os seguintes requisitos: público estimado igual ou acima de 50 (cinquenta) pessoas, para espaços abertos, e 20 (vinte) pessoas, para espaços fechados, ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais. Nas situações em que não for possível o cancelamento ou adiamento dos eventos, eles devem ocorrer com portões fechados, sem a participação do público.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As reuniões que envolvam população de alto risco para doença severa do COVID-19, como idosos e pacientes com doenças crônicas, devem ser canceladas. § 3º As instituições de longa permanência para idosos (ILPI) e congêneres devem limitar, na medida do possível, as visitas externas, além de adotar os protocolos de higiene dos profissionais e ambientes e o isolamento dos
sintomáticos respiratórios.

Os locais de grande circulação de pessoas, tais como terminais urbanos e comércio em geral, devem reforçar medidas de higienização de
superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado. Devem ser disponibilizadas, ainda, informações visíveis
sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos.

As empresas de transporte coletivo devem reforçar as medidas de higienização no interior de seus veículos. Todos os eventos permitidos de acordo com o decreto deverão adotar as medidas determinadas.

Nos serviços de alimentação, tais como restaurantes, lanchonetes, bares e similares, deverão adotar as seguintes medidas de prevenção para conter a disseminação da COVID-19:

  • Disponibilizar álcool gel 70% na entrada do estabelecimento para uso dos clientes;
  • Dispor de anteparo salivar nos equipamentos de bufê;
  • Observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas;
  • Aumentar frequência de higienização de superfícies
  • Manter ventilados ambientes de uso dos clientes.

Suspensão das aulas na rede municipal de ensino 

As aulas estão suspensas nos estabelecimentos de ensino da rede municipal (Escolas e CEIs) a partir de terça-feira (17), até a sexta-feira(20), sendo que, na segunda-feira, dia 16, as aulas estão mantidas. O decreto recomenda que os pais que têm condições manter os filhos em casa nesta segunda-feira, dia 16, já adotem tal medida, sobretudo aqueles que apresentem sintomas gripais, evitando o contato deles com pessoas idosas. Também se sugere que as escolas da rede privada e da rede estadual adotem a mesma medida da rede municipal de ensino. O decreto trata ainda da utilização e higienização frequentemente os bebedouros.

Quanto ao aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao COVID-19, será cassado, como medida cautelar prevista no parágrafo único, do art. 56, da Lei Federal n 8.078/1990, Código de Defesa do Consumidor, o Alvará de Funcionamento dos estabelecimentos que incorrerem em tal prática, o que deve ser previamente constatado pelo PROCON Municipal de Braço do Norte.

Os atendimentos odontológicos da rede municipal (ESFs e CEO) estão restritos apenas às urgências e às emergências. Para a composição de equipe, caso necessário, os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde que estão em gozo de férias serão convocados.

No Hospital Santa Teresinha as recomendações ficaram restritas as rotinas hospitalares, que serão mais rigorosas para atender o atual cenário de atendimento ao público da Instituição. O diretor técnico Dr. José Nazareno Goulart Junior salienta que casos suspeitos devem primeiro procurar as unidades básicas de saúde, antes de ir ao Hospital. Abaixo segue o quadro de recomendações.