Notícias de Criciúma e Região

Confira a programação dos municípios no Outubro Rosa

Diversas prefeituras prepararam atividades para o Outubro Rosa; confira

A prevenção do câncer de mama e a representação da cor rosa são ações que marcam o mês de outubro, devido a conscientização do ‘Outubro Rosa’. Por isso diversos municípios, hospitais e entidades do Sul catarinense estão realizando uma programação especial.

“Contamos com a participação de vários setores da saúde para alcançar todas as mulheres e famílias na tentativa de diminuir os óbitos, por meio do diagnóstico precoce. Durante todo o mês vamos elevar o foco no atendimento, onde o município e os seus profissionais da rede sensibilizarão a população abordando o tema em palestras para as empresas, grupos comunitários e informações em nossas redes sociais”, frisou o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira.

A campanha teve início nos Estados Unidos, em 1990, e, no Brasil, o movimento começou em 2002 e se difundiu para todo o país. Confira as ações:

HSJosé reforça a importância da prevenção ao câncer

 

O Outubro Rosa é um momento importante do ano para reforçar a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para reforçar a importância da data, o Hospital São José realizou uma ação especial nesta quinta-feira, dia 6. Com a parceria da empresa Betel Uso Único, os colaboradores e médicos do centro cirúrgico da instituição foram convidados a vestir rosa e se engajarem na campanha.

 

“Nossa ideia foi de promover a conscientização não só para o câncer de mama, como também para os demais cânceres. Hoje nosso centro cirúrgico é composto 90% de mulheres e por isso essa mobilização é tão importante”, reforça a enfermeira responsável pelo centro cirúrgico do HSJosé, Denize Miguel Moretti.

 

A ideia foi aprovada também pela médica ginecologista Juliana Rodrigues da Rosa. “É muito importante promover esta conscientização. As mulheres são a maioria aqui no centro cirúrgico e é muito importante reforçar que elas também precisam de cuidado, que nós precisamos cuidar também de nós mesmas”, enaltece a especialista.

 

A Betel Uso Único atua há aproximadamente um ano no HSJosé e todos os anos realiza doações para as ações de Outubro Rosa de diversos parceiros. Ao todo, foram doadas 700 máscaras e 700 toucas sanfonadas na cor rosa, além de 50 conjuntos constituídos de avental manga curta e calça, todos na cor rosa. As pacientes que também passaram pelo centro cirúrgico receberam máscaras, toucas e uma mensagem motivacional reforçando a importância do autocuidado.

Enfermeiras entregaram mensagens motivacionais no São José – Foto: Divulgação/Hospital São José

Criciúma inicia programação

No início dessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as programações em alusão ao Outubro Rosa. A abertura foi organizada pela gerência de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU), que também acompanha toda a programação, organizada juntamente da Gerência de Atenção Primária e Gerência de Atenção Especializada (Coordenação Programa Saúde da Mulher).

As ações ao longo do mês proporcionarão acolhimento e atendimento intensificados, contribuindo para a redução da mortalidade no município.

 

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Saúde da Mulher de Criciúma, Lucimara Nunes Ferreira, o câncer de mama é um dos tipos mais comuns em mulheres, e o risco de desenvolver a doença é maior a partir dos 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 a estimativa de novos casos no Brasil pode chegar a 66.280, sendo que em 2020 foram 17.825 óbitos.

Conforme a enfermeira, o atendimento das mulheres e a assistência passarão a ser intensificados para coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero e de exames de rastreamento de câncer de mama.

“Como por exemplo, os exames clínicos das mamas e a mamografias que serão realizados e solicitados por médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (USB), Saúde da Mulher e setores externos como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, seguindo todo protocolo municipal”, alertou.

Por isso, alguns dos serviços realizados para intensificar os tratamentos durante a campanha serão: coletas de preventivos, consulta de enfermagem, exames de mama, solicitações de mamografias conforme necessidade, educação em saúde e entre outras ações. Os serviços serão ofertados no sábado, dia 15 de outubro, e na quarta-feira dia 19 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Até setembro sete mortes por câncer de mama em Criciúma

Com base no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), o município de Criciúma no ano de 2021 solicitou 7.196 mamografias e realizou 12.443 coletas de preventivo do câncer de colo do útero, por meio da Rede de Saúde, sendo registrados 24 óbitos por câncer de mama.

“Já no ano de 2022, aprimoramos os fluxos no Saúde da Mulher, que contribuíram para maior rapidez do diagnóstico e encaminhamentos para o tratamento da doença e até setembro tivemos 7 óbitos de mulheres por câncer de mama, seguindo com a realização de 4.160 mamografias e 7.981 coletas de preventivo de colo de útero”, ressaltou a coordenadora do Saúde da Mulher.

Foto: Daiana Farias/Decom

 

Horário estendido, exames e palestra em Içara

Desde quarta-feira, dia 4, a Secretaria de Saúde de Içara alusiva ao ‘Outubro Rosa’, as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão com atendimentos em horário estendido, até às 20h, todas as terças-feiras (11, 18 e 25) para realização de consulta de enfermagem e exame citopatológico (preventivo do câncer de colo uterino). Lembrando que a coleta de exame é realizada diariamente nas unidades de saúde.

 

Ainda nos dias 11 e 25 de outubro, além dos atendimentos citados, haverá consulta médica e odontológica das 16h às 20h. “As consultas devem ser agendadas previamente e serão priorizadas as mulheres que trabalham em horário comercial”, explica a coordenadora da atenção primária de Içara, Enfermeira Shirley Gazola.

 

Já a equipe de saúde, enfermeiros e médicos da atenção básica, e profissionais da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) participaram, na quinta-feira, dia 6, de palestra com a mastologista Dra. Maria Fernanda de Luca no Paço Municipal Ângelo Lodetti.

Fotos: Alexandra Cavaler/Prefeitura Içara

Exames e ações informativas em Balneário Arroio do Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva preparou uma ação voltada ao Outubro Rosa: mês de prevenção e conscientização do câncer de mama e de útero. As ações de coleta de preventivo serão intensificadas, além da realização de atividades informativas e de conscientização.

Entre os dias 17 a 21 de outubro será realizada a Semana Rosa, com a realização de coletas de preventivo nas três Unidades Básicas de Saúde: Central, Erechim e Valter Oliveira. As coletas de preventivos serão realizadas com agendamentos.

“As agentes de saúde farão a busca ativa das mulheres da faixa etária para realizar o agendamento do exame; ou, as mulheres podem procurar a recepção da unidade de saúde em que é cadastrada”, informou a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária, Simone Costa.

Programação:

 

17 a 21/10 – Semana Rosa: (coleta de preventivo realizada nas unidades de saúde – agendamento deve ser realizado com antecedência na recepção do posto de saúde ou com a agente comunitária)
22/10 – Dia Rosa: Unidades de Saúde abertas das 8h às 17h para a realização de coleta de preventivos, roda de conversa, testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis.
23/10 – Cavalgada Rosa (parceria com a Associação Campeiras do Litoral).

Urussanga com horário especial para exames

Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, a Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um cronograma especial para o Outubro Rosa.

“Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber as mulheres urussanguenses. Além disso, estaremos indo com nossas equipes nos grupos de mães e da melhor idade, divulgando as ações de promoção e prevenção da saúde. Outro destaque será a divulgação do perfil epidemiológico e morbimortalidade de Urussanga com relação ao câncer de mama”, destaca a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Lilyan Barzan Pluceno.

As Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), estarão atendendo em horário especial durante todo o mês de outubro. Nas segundas-feiras, das 17h às 20h, estarão atendendo as Unidades do Centro, Barro Preto, Bom Jesus, Bela Vista e Rio América. Nas quartas-feiras, das 17h às 20h, atendem as Unidades de Santana, Estação, Nova Itália e Centro II.

No dia 11 de outubro, terça-feira, a Praça Anita Garibaldi ganhará tons de rosa, com uma ação especialmente preparada para a conscientização da importância de prevenir o câncer de mama. Uma exposição super especial será realizada em homenagem às mulheres urussanguenses, que enfrentaram a doença. Mais detalhes, devem ser passados nos próximos dias. Acompanhe o Instagram e Facebook da Prefeitura de Urussanga e Secretaria de Saúde.

 

Siderópolis realizará série de ações neste mês

 

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste mês uma série de ações voltadas para o Outubro Rosa. A campanha, celebrada anualmente, tem o objetivo de promover a conscientização para a detecção do câncer de mama.

“Ao longo do ano o município realiza atividades preventivas, tanto nas unidades de saúde quanto nos mutirões do Mais Saúde, Menos Fila. Mas o Outubro Rosa tem o objetivo de reforçar esses serviços e alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce”, ressaltou a coordenadora da Atenção Básica, Haet Cicarello.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Siderópolis

Nos próximos dias a Atenção Básica irá realizar encontros com os clubes de mães da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) a fim de passar orientações relacionadas sobre o tema. As visitas devem acontecer também em empresas do município.

Nos dias 17 e 19 de outubro, as unidades de saúde funcionarão em horário estendido, das 17h30 às 20 horas, para a realização de preventivos.

“A nossa equipe de Saúde está engajada neste momento em várias ações voltadas para o bem do sideropolitano. Todas com o mesmo propósito, que é a prevenção. Neste mês as ações tem o intuito de sensibilizar as mulheres a buscarem nas unidades de saúde a prevenção para o diagnóstico precoce. Cuidar da saúde é nossa prioridade”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

Dia D encerra as atividades

A Secretaria de Saúde também está preparando uma ação de Dia D, no dia 22 de outubro (sábado), das 8h ao meio-dia, na Praça da Matriz, em parceria com o Departamento de Cultura, que encerrará as atividades do mês. Para mais informações procure sua unidade de Saúde mais próxima ou a Secretaria de Saúde.

 

 

Você também pode gostar