Notícias de Criciúma e Região

Com mensagem de otimismo, ExpoMais encerra em Criciúma

ExpoMais 2022 encerrou com uma mensagem de otimismo sobre o futuro econômico do Brasil

Ao deixar o palco do auditório Jayme Antônio Zanatta, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), nesta quinta-feira, dia 10, Luís Artur Nogueira encerrava a sexta edição da ExpoMais com uma mensagem de otimismo sobre o futuro do país. Na avaliação do economista, o Brasil será fértil em novas oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento, com perspectivas de crescimento econômico ainda maiores a partir de 2024.

“Continuo otimista e enxergando oportunidades. A tendência para a economia mundial é desacelerar em 2023 e isso terá um reflexo também no Brasil. Mas a partir de 2024, a economia deve melhorar no mundo e, com isso, o Brasil voltará a crescer em torno de 2%”, estima.

Para Nogueira, os grandes motores da economia brasileira continuarão sendo o agronegócio, a mineração, a construção civil, o comércio e o setor de serviços. Esses dois últimos setores, impulsionados pelo empreendedorismo. “Com os benefícios sociais, a recuperação dos empregos e a inflação sob controle, aumenta o poder de compra da população”, pontua.

Na avaliação do economista, manter esse cenário, no entanto, dependerá da política econômica do próximo governo, do controle de gastos públicos, da Reforma Tributária e do futuro das taxas de juros, fatores que influenciam nos investimentos.

A participação de Nogueira fechou a programação iniciada na terça-feira, dia 8, com o preview exclusivo para acadêmicos, e que contou nos dois dias seguintes com palestras, aplicação de labs e apresentação de cases, além da realização da Mostra de Inovação e Tecnologia.

Mindset da Disrupção

O ciclo de palestras da sexta edição foi retomado na tarde desta quinta-feira, com o futurista Carlos Piazza transitando pelos eixos principais do evento: Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, ao abordar o tema “Mindset da Disrupção”.

“É muito importante discutirmos essa chegada abrupta do futuro sobre nós, pois não fomos criados para olhar para o futuro. De um lado, temos muita tecnologia e, de outro, a humanidade, numa relação intrínseca. A tecnologia está 100% a serviço de melhorar a vida humana. Mas pensamos nisso?”. Essa foi uma das provocações deixadas por Piazza.

Na sequência, ocorreram o diálogo sobre Inovação e Tecnologia, o lab “Como impulsionar seu negócio com o Marketing Digital!” e a apresentação dos cases das empresas Lohn Bier e Signora.

Desafios da sociedade e estratégias

Na primeira palestra da noite, o executivo Fernando de Rizzo explanou sobre os desafios da sociedade, estratégia e execução da Tupy, também com um olhar voltado à tecnologia. O executivo apresentou projetos pautados na sustentabilidade, desenvolvidos pela empresa, como o reaproveitamento de rejeitos para a geração de energia e produção de fertilizantes.

“A ExpoMais é a demonstração de que é perfeitamente possível empresas, setor público e academia, num projeto de cocriação, trabalharem de forma colaborativa, buscando conhecimentos estratégicos que possam ser aplicados pelas empresas, instituições de ensino e sociedade”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

A sexta edição da ExpoMais teve apresentação de Sicredi e Diamante e contou com a cocriação de Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unesc, Unibave e UniSul.

 

Você também pode gostar