Bairro da Juventude apresenta audiovisual no encerramento do Projeto Educação para a Sustentabilidade

Com o objetivo de promover a educação para a sustentabilidade desde a infância, a fim de construir um futuro inclusivo, resiliente e sustentável para todas as pessoas e para o planeta. O Bairro da Juventude e o Movimento Nacional ODS Santa Catarina se uniram para desenvolver o projeto “Educação de Crianças e Jovens para a Sustentabilidade”.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Com a duração de seis meses, a iniciativa buscou apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as crianças e adolescentes, promovendo a educação para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “O propósito foi realizar um programa de educação ambiental, identificando desafios e soluções das comunidades onde vivem os atendidos pela Instituição, dando a eles condições de assumirem seu papel na sociedade, como agentes transformadores do futuro”, explica Regina May de Farias – coordenadora do Projeto.

Resultados

Cerca de 200 crianças e adolescentes puderem conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de palestras abertas à comunidade, oficinas, materiais didáticos e pedagógicos como cartilhas, videoaulas e cartazes educativos. Além disso, foram realizadas oficinas de produção audiovisual, onde os alunos puderam aprender a produzir filmes sobre os ODS identificados na sua comunidade.

Evento de Encerramento

O projeto será nesta sexta-feira (23), às 14h, no Teatro do Bairro da Juventude, com a realização de um evento com a presença dos alunos e convidados. Na ocasião, serão apresentados em vídeo os problemas identificados pelas crianças e adolescentes e possíveis soluções.

Sobre o Movimento

Em Santa Catarina, a fim de representar e colocar em prática os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável do Estado e do País se estabeleceu o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, filiado ao Movimento Nacional. O movimento é constituído por voluntários, tem caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, visando cumprir com os compromissos assumidos pelo país junto à ONU para o alcance dos ODS até 2030.

Atualmente, o movimento conta com a participação de 375 signatários, entre pessoas físicas, representantes de entidades, grupos, empresas e órgãos públicos de 38 municípios de Santa Catarina. O Bairro da Juventude é uma destas instituições, atuante como representante do Movimento. “O Projeto inovou ao incentivar crianças e adolescentes reconhecerem os desafios da nossa comunidade e propor soluções. Esperamos que sirva de inspiração para que esses jovens possam ser protagonistas de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável”, afirma Neto Nunes, coordenador de Projetos do Bairro da Juventude.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Os 17 ODS são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.

Iniciativa

São parceiros do projeto o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do FIA – Fundo da Infância e Adolescência e a Engie Brasil Energia. Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse: https://bairrodajuventudeods.com.br

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.