Notícias de Criciúma e Região

“Aumizade”: a importância do vínculo entre humanos e cães

ONG de Criciúma busca designar lar para cachorros abandonados e vítimas de maus tratos

Filmes que retratam a amizade (ou melhor “aumizade”) entre cachorros e humanos são destaques nas telinhas. “Marley e eu”, “Meu amigo Enzo”, “Sempre ao seu lado”, “As 4 vidas de um cachorro” e “Caminho de casa” são alguns dos exemplos que demonstram muito bem essa relação. E, essa amizade cotidianamente sai dos filmes e se transpassa na realidade quando se decide amar um animalzinho.

Conforme a psicóloga Maria Célia Bini, a relação de “aumizade” pode trazer diversos benefícios para os seres humanos na primeira infância. Segundo ela, para a relação da criança com os pets varia da forma que é “ensinada” pelos pais e ou cuidadores. “Um pet auxilia no aprendizado de responsabilidades, limites, amor, cuidado e respeito. É importante e fundamental que a criança seja incentivada. Jamais permitir que um pet represente um brinquedo para essa criança. Dessa forma irá ajudá-la a compreender limites, compaixão e vários outros sentimentos/comportamentos”, explicou.

Já na vida adulta os pets podem beneficiar na saúde mental dos humanos, afirma a psicóloga. De acordo com ela, os animais podem ajudar com companhia, atenção, distração e até na questão de motivação diária. “Já é comprovado que os pets desencadeiam em nós estímulos neuronais capazes de aliviar tensões, reduzir estresse, reduz a tristeza, podem reduzir a pressão sanguínea, auxiliam no desenvolvimento motor e imunológico da criança. Além de detectar doenças, proteger seus tutores e serem uma ótima companhia”, comentou.

Lidando com o luto

Para a psicóloga, a perda de um “aumigo” é semelhante à perda de um familiar. “O vínculo com um pet se assemelha à perda de um ente querido, porém cada pessoa tem sua particularidade de passar por perdas. O importante é não seguir regras de outras pessoas, e se permitir vivenciar e elaborar esse luto”, descreveu.

Onde adotar?

A ONG SOS Vira-lata resgata, sempre que possível, e dá assistência a animais abandonados, estejam eles doentes, feridos ou vítimas de crueldade, abuso ou maus-tratos, encaminhando os animais recolhidos e assistidos para adoção por pessoas de idoneidade comprovada, que se comprometam em dar-lhes tratamento adequado e digno, mediante a assinatura de um termo de responsabilidade e sujeito à fiscalização por parte desta entidade.

Estão entre os objetivos da SOS Vira-Lata promover o controle do crescimento da população animal através de castrações, desenvolver parcerias que visem à proteção dos animais e seu bem-estar estar, além de promover e difundir a consciência quanto ao respeito e cuidado com os animais, através de campanhas educativas, conferências, feiras de adoção, publicações nos meios de comunicação.

Próxima feira

A ONG SOS Vira-Lata promove neste sábado, 10, mais uma feira de adoção responsável. A feira acontecerá no Nações Shopping, em frente à loja Cobasi (apenas como ponto de referência), das 11h até as 17h.

Você também pode gostar