Notícias de Criciúma e Região

Após queda de ladrão, Defesa Civil vistoria prédio abandonado no Centro de Criciúma

Imóvel está desabitado e sendo usado por moradores de rua

Um prédio desabitado na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, está deixando vizinhos da região com medo. É que o imóvel está sendo utilizado por moradores de rua e, no início deste mês, a situação virou notícia quando uma pessoa caiu do prédio durante uma tentativa de furto.

Na oportunidade, o homem teria entrado no prédio abandonado e, por meio deste imóvel, invadiu o condomínio vizinho e furtou alguns objetos do terraço. Um morador do prédio ouviu barulhos e, ao verificar o que estava acontecendo, encontrou o ladrão no local. Ao tentar retornar para o edifício desabitado, o homem acabou caindo do terceiro andar. 

A Polícia Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e encaminharam o homem para o hospital em estado grave. Ainda nesta terça-feira, dia 15, ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, em Criciúma. 

No térreo do prédio alvo da polêmica há uma sala comercial onde funciona uma loja normalmente. Os três andares acima estão desabitados e com as portas, janelas e vidraças completamente danificadas. Segundo um dos vizinhos do edifício, que preferiu não se identificar, o imóvel vem sendo usado com frequência por moradores de rua, causando insegurança aos condôminos. Ele mora no local há aproximadamente 30 anos e agora está assustado com os ocorridos, que nunca havia presenciado anteriormente.

“Este caso aconteceu justamente por conta da situação que já vinha acontecendo antes. Aquele prédio está sem uso, mas direto vimos pessoas ali conversando, barulhos e portas batendo. Já aconteceu de um final de semana todo o ar condicionado no primeiro andar ficar ligado direto. Moro aqui faz uns 30 anos e isso nunca tinha acontecido antes”, conta. 

Após o ocorrido, os moradores ficaram com medo e fizeram uma postagem nas redes sociais pedindo ajuda. Com isso, a Defesa Civil esteve no local nessa segunda-feira, dia 14, e identificou por onde os moradores estão entrando no prédio abandonado, que fica ao lado da Casa da Cultura (apenas referência).

Foto: redes sociais

De acordo com a Defesa Civil, o proprietário do imóvel já foi notificado e infracionado para regularizar a situação. O prédio é tombado como patrimônio histórico de Criciúma e, como não pode ser demolido, o órgão solicitou a reforma.

A primeira providência que está sendo solicitada ao proprietário pela Defesa Civil é o fechamento de uma janela que fica nos fundos do prédio desabitado. De acordo com o órgão, este seria o local por onde as pessoas em situação de vulnerabilidade social estão tendo acesso ao prédio. Confira abaixo o que disse o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Fred Gomes:

O Portal Litoral Sul tentou localizar o proprietário do prédio, mas até a publicação da matéria, não obteve sucesso. 

Você também pode gostar