Notícias de Criciúma e Região

Agentes visitam casas para detectar focos de dengue em Içara

Força-tarefa foi realizada nesta quarta-feira no Loteamento Jussara

Um mutirão de visitas de casa em casa foi realizado na manhã desta quarta-feira,20, no bairro Jussara, em Içara, localidade considerada com mais focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A força-tarefa foi uma das estratégias do Setor de Endemias, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, para reduzir os focos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.Sul

Na oportunidade, os profissionais das vigilâncias epidemiológica e sanitária, agentes de endemias e agentes comunitários, a Defesa Civil municipal, além do Corpo de Bombeiros, devidamente identificados, entregaram material informativo, orientaram os moradores sobre a eliminação de focos criadouros do mosquito nos imóveis, fizeram a coleta de larvas que irão para análise, além disso, as casas que estavam fechadas, os agentes de saúde anotaram o número para um breve retorno.

“Se constatado como as larvas do mosquito aedes aegypti a residência e as demais em um raio de 300 metros receberão a revisitação periodicamente”, alertou o secretário de saúde Sandro Ressler.

Orientação nas escolas

Além dos bairros, o trabalho de orientação e conscientização também está sendo realizado em escolas. Os agentes de endemias estão mapeando os terrenos baldios que possuem lixo para a notificação dos proprietários.

“Reunimos a equipe e tomamos a decisão de ir até as residências. Foi um trabalho intenso, queremos que as informações cheguem até as localidades. Estamos todos juntos nesta luta”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.

Vale lembrar que é necessário sempre limpar os ralos, calhas, recipientes de água e ração dos animais, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água, além de outras ações de combate à dengue.

 

 

Você também pode gostar