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A relevância da imagem pessoal na performance individual do candidato

Estar filiado a um partido político, para disputar as eleições, é requisito constitucional de elegibilidade. Não há como burlar esta regra legal. Afora esta condição legal, é essencial o alinhamento da performance individual do candidato para atingir o público pretendido e, assim, gravar seu nome na mente das pessoas. 

Fundamental que a imagem fale por si.  

Ela precisa transmitir a personalidade do candidato e reforçar suas pautas para conectar-se ao público alvo. E isto requer organização e planejamento estratégico. Não para fabricar um candidato, mas para que o público conheça mais profundamente aquele que pleiteia seu voto. Para que através da imagem pessoal ele possa perceber as intenções e qualidades daquele político. 

Afinidades, quando reconhecidas, despertam o interesse, trazem abertura para o diálogo e propiciam a construção de relacionamentos. Quando pensamos em uma campanha eleitoral, urge saber que não há muito tempo sobrando para corrigir ruídos, afinal, o tempo é curto e célere. É preciso estratégia para que a comunicação seja clara, simples e direta, e a impressão acerca da imagem pessoal seja positiva. 

Deseja que o público queira conhecê-lo? Desperte sua atenção e interesse (pelos melhores motivos obviamente). Só damos maior abertura ao que nos sentimos atraídos ou identificados. 

Para transmitir esta sensação de identificação é fundamental que a imagem consiga expressar valores pessoais. 

Neste momento político, em que performances individuais superam as do próprio partido no imaginário dos eleitores, é imprescindível investir no melhoramento da imagem pessoal. É ela que irá fortalecer o nome, reafirmar posicionamentos, reforçar referências culturais, consolidar reputações e tornar o político um referencial. 

 A roupa é dotada de simbolismo, mas precisa vir reforçada por um comportamento coerente e uma forma genuína de expressão. 

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

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