Mais de 600 pessoas moradoras de comunidades carentes de Criciúma receberam neste sábado, da Secretaria de Assistência Social de Criciúma anchovas. No total a Prefeitura de Criciúma recebeu quatro toneladas do peixe que foram apreendidas na última quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Passo de Torres. A entrega foi realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Renascer, Cristo Redentor, Próspera, Tereza Cristina, Santa Luzia e Vila Miguel.
“Para beneficiar uma quantidade expressiva de pessoas, oferecemos dois peixes para cada uma delas. Em cada Cras, entregamos aproximadamente 30 caixas”, disse o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Cesar Bitencourt, tanto as anchovas, que foram pescadas de maneira irregular, quanto uma rede de pesca apreendida pelo Ibama foram doadas à Prefeitura de Criciúma. “Os peixes foram transportados a Criciúma e armazenados na empresa Frambiff Alimentos Ltda. Para a entrega, organizamos uma força-tarefa e conseguimos distribuir todos os peixes para as famílias carentes dos bairros que possuem Cras”, informou.
Com apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma e de detentos do Projeto Segunda Chance, idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a entrega das anchovas iniciou às 8h, no Cras Renascer.