Notícias de Criciúma e Região

Criciúma inicia vacinação de reforço contra Covid-19 para população adulta

Seis pontos de vacinação estarão abertos neste sábado, dia 20

A Secretaria de Saúde de Criciúma vai intensificar a vacinação contra a Covid-19 neste sábado, dia 20, com algumas unidades abertas para vacinação. A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Mega Vacinação, lançada pelo Ministério da Saúde e que segue até o dia 26 de novembro, para intensificar a aplicação da segunda dose (D2) e dose de reforço (DR).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

 

A mobilização segue ainda a nova deliberação da Comissão Intergestores Bipartite, grupo que envolve as Secretarias Municipais de Saúde e a Secretaria Estadual. A deliberação estabeleceu, a partir de reunião realizada nessa quarta-feira, dia 17, a aplicação da dose de Reforço para toda a população acima de 18 anos que completou o esquema vacinal há, pelo menos, cinco meses. “Essa ampliação é importante para reforçarmos ainda mais a imunização dos criciumenses. Por isso vamos intensificar a vacinação, ampliando o atendimento e flexibilizando o acesso da população”, explicou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

 

Vacinação no sábado

 

No sábado, das 8 horas às 17 horas, estarão abertas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pinheirinho, Centro Social Urbano, Rio Maina/Wosocris, Quarta Linha e Santa Luzia. Além disso, o ponto de vacinação do Salão Paroquial da Santa Bárbara, que seria desativado nesta sexta-feira, também abrirá para atendimento da população, com vacinação contra a Covid-19. “Optamos por manter o atendimento no local nesse dia, para facilitar o acesso da população. É importante que todos que estejam aptos a se vacinar procurem uma dessas unidades”, ressaltou o secretário.

 

Confira quem pode se vacinar com a dose de reforço nesse sábado

 

– Imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose vacina há mais de 28 dias;

– Idosos com 60 anos e acima que tomaram a 2ª dose, ou seja, já completaram o ciclo vacinal até o dia 23 de junho;

– Profissionais da Saúde que tomaram a 2ª dose da vacina até 23 de junho;

– Maiores de 18 anos que tomaram a 2ª dose da vacina (Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac) até 23 de junho (Quem tomou Jansen não receberá reforço. O Município aguarda nota técnica para nova deliberação).

 

Além disso, as unidades também estarão realizando aplicação da segunda dose. “Se houver dúvida sobre a data da sua aplicação, basta acessar o site Minha Vacina, e conferir o cronograma”, concluiu o secretário. 

 

Estado envia doses aos municípios 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), distribui na manhã desta sexta, 19, uma nova remessa com 337.460 doses da vacina contra a Covid-19. Com este envio, os municípios catarinenses terão mais doses para vacinar adultos e adolescentes no próximo sábado, 20, quando será realizado o dia D da Campanha Mega Vacinação contra a Covid-19.

 

Do total de doses enviadas, 61.698 serão da Pfizer para aplicação da primeira dose nos adolescentes de 12 a 17 anos ainda não vacinados; 99.102 da Pfizer para aplicação da segunda dose naqueles que já cumpriram o intervalo de 8 semanas da primeira aplicação;  67.830 da Pfizer para a dose de reforço dos adultos com 18 anos ou mais que já tenham tomado as duas doses da vacina há cinco meses ou mais; e 108.830 doses da Coronavac para a aplicação da segunda dose nos adultos que já cumpriram o intervalo de 28 dias da primeira aplicação.

 

Adesão à Campanha Mega Vacinação contra a Covid-19

 

Na última quarta, dia 17, em reunião realizada entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e representantes das Secretarias Municipais de Saúde ficou acertada a participação do estado na Campanha Nacional Mega Vacinação contra a Covid-19. Desta forma, a partir deste sábado, dia 20, todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses podem receber a dose de reforço. A vacina aplicada como dose de reforço será, preferencialmente, a Pfizer.

 

Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde mostra que 385.442 pessoas já estão aptas a tomar a dose de reforço. Este número salta para 533.431 no mês de dezembro.

 

“Para quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e está no prazo de tomar a segunda, o Dia D também será uma ótima oportunidade para colocar o esquema vacinal em dia”, lembra a gerente de imunização Arieli Schiessl Fialho. O intervalo entre a primeira e a segunda dose para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, de oito semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas.

 

O estado tem hoje mais de 660 mil pessoas que estão em atraso com a segunda dose, de acordo com levantamento da DIVE da última quarta, 16. Deste total, 188.284 são de pessoas que tomaram a AstraZeneca, 139.978 de Coronavac e 332.341 de Pfizer.

 

Como os municípios têm autonomia para definir as estratégias e as ações de vacinação, é importante que a população fique atenta às informações do município em que reside para saber os horários e locais de vacinação.

 

Distribuição das doses

O início da distribuição das vacinas será na manhã desta sexta, 18. As doses das centrais regionais da Grande Florianópolis, Itajaí, Criciúma, Tubarão, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages, Rio do Sul e Blumenau serão transportadas de carro. As doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Joaçaba e Videira serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Você também pode gostar