Notícias de Criciúma e Região

Venda de pomadas para modelar cabelo segue proibida no Brasil; saiba o que fazer

A venda, troca e utilização de pomadas para modelar o cabelo estão proibidas no Brasil segundo resolução da Anvisa; investigação sobre cegueiras tem prazo até maio para serem finalizadas

Desde a última sexta-feira, dia 10, estão com a venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos. A Agência investiga a ocorrência de cegueira temporária e intoxicação de pessoas após a utilização desses produtos. O prazo para o termino da investigação é maio deste ano.

São ao todo 3.154 marcas nacionais e importadas afetadas pela decisão preventiva. Além da cegueira temporária, são observados efeitos adversos como a forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão e inchaço dos olhos, dores de cabeça e queda intensa de cabelo. Alguns produtos estão sendo recolhidos do mercado pela Anvisa, ao longo, da investigação.

Reunião com fabricantes da pomada

A Anvisa convidou todo o setor produtivo relacionado às pomadas para modelar e trançar cabelos a participarem de uma reunião técnica, na próxima sexta-feira, dia 17. O encontro será às 10h, de modo virtual, pela plataforma Microsoft Teams.

A reunião será direcionada principalmente às fabricantes e às empresas titulares de regularização de pomadas para modelar e trançar cabelos. O encontro tem como objetivo apresentar o andamento das investigações no âmbito da Agência e discutir os procedimentos necessários à regularização desses produtos.

 

O que devo fazer?

 

Consumidor

  • Não use ou adquira esses produtos.
  • Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
  • Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
  • Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
  • Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Profissionais, salões e comércio em geral

  • Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
  • O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
  • Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
  • Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Profissionais de saúde

Ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR.

Fiscais das Vigilâncias Sanitárias

  • Os produtos interditados não podem ser distribuídos, comercializados ou expostos para a venda em nenhum tipo de estabelecimento.
  • As Vigilâncias Sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para que esses produtos não circulem.
  • Entenda as ações de fiscalização da Anvisa e o significado de cada medida: Fiscalização sanitária: entenda as ações realizadas pela Anvisa.

 

 

Você também pode gostar