Notícias de Criciúma e Região

Vampiro assume Secretaria da Educação de SC e anuncia escola cívico-militar em Criciúma

Posse aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 5, em cerimônia na Casa d´Agronômica

Luiz Fernando Vampiro é novo secretário de Estado da Educação de Santa Catarina. O deputado estadual foi empossado pelo governador Carlos Moisés, na manhã desta sexta-feira, dia 5. A cerimônia de posse aconteceu na Casa d´Agronômica, em Florianópolis. Na ocasião, foi anunciada a adesão da E.E.B. Joaquim Ramos, de Criciúma, ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O chefe do Executivo estadual destacou que o novo secretário chega ao Governo com experiência administrativa e com as qualidades necessárias para o cargo. “Vampiro assume com alguns desafios, um deles é a melhoria da infraestrutura escolar. Queremos avançar com investimentos efetivos em todas as unidades. Temos um orçamento com recursos próprios para isso, fruto da arrecadação tributária e resultado da boa gestão. Nossa meta é ser exemplo para o Brasil e reforçar ainda mais a infraestrutura e qualificação dos professores” ressaltou o governador.

O novo secretário reforçou que vai dar continuidade ao trabalho técnico e didático construído por Natalino Uggioni, que ficou à frente da pasta por 25 meses. Além disso, irá aperfeiçoar ainda mais a educação em alguns quesitos importantes, como a estrutura das escolas. E, diante da pandemia, ele ressalta a atenção aos cuidados e protocolos de segurança.

“É um momento importante, precisamos da retomada das aulas, mas com segurança e qualidade. Esse é o nosso foco e desafio agora e vamos atuar com muita responsabilidade. Contamos com a ajuda e atenção de todos que estão envolvidos no processo. Temos uma equipe profissional muito forte. Nosso objetivo é entregar uma Santa Catarina ainda melhor na Educação”, pontuou Vampiro.

Escola de Criciúma

Com 552 alunos, a EEB Joaquim Ramos será a primeira escola de Criciúma a aderir ao programa do Governo Federal. Na unidade irão atuar profissionais militares do Ministério da Defesa. A escola terá recursos do Governo do Estado para investimentos na formação dos profissionais, na compra do uniforme e todas as adequações necessárias na estrutura da unidade.

“A modalidade é uma parceria com o Governo Federal e é muito bem-vinda em Santa Catarina. Ela vem para qualificar ainda mais os espaços públicos voltados à educação. Representa uma grande ferramenta de transformação”, ressaltou o governador.

O compromisso da escola cívico-militar, conforme previsto no decreto que instituiu o programa, é atingir a gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

“Criciúma ganha com esse processo em virtude de ter um batalhão da Polícia Militar muito bem preparado e que pode auxiliar para fazer esse sistema híbrido de gestão. Essa concepção tem dado certo no mundo inteiro e será muito importante para o município”, acrescentou o novo secretário.

Termo de cooperação

O governador assinou ainda o termo de cooperação técnica que viabilizará o suporte de militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) de Santa Catarina para apoiar na gestão de três escolas cívico-militares. São elas: E.E.B. Professora Irene Stonoga, de Chapecó, E.E.B. Coronel Pedro Chrisano Feddersen, de Blumenau, e E.E.B. Professor Jaldyr Bhering Fausno da Silva, de São Miguel do Oeste. Essas unidades ainda contam recursos do Governo Federal para investimento no espaço físico e no trabalho pedagógico.

Você também pode gostar