Notícias de Criciúma e Região

Unesc passa a oferecer idioma Guarani; Matéria premiada do Portal Litoral Sul foi traduzida na língua indígena

Matrículas podem ser feitas na Escola de Idiomas da Unesc

 Introdução à Língua e à Cultura Guarani é o novo curso que passa a integrar a Escola de Idiomas da Unesc. As matrículas estão abertas as aulas estão programadas já para os próximos dias. Em outubro de 2023, o Portal Litoral Sul publicou matéria especial sobre a cultura Guarani, que foi toda traduzia para a língua indígena. A reportagem “Nhandereko, a trajetória que levou a Unesc a formar o primeiro mestre indígena”, da jornalista Fernanda Zampoli, conta com texto e vídeos legendados também em Guarani e foi vencedora do 2° Prêmio Unesc de Jornalismo – troféu Antonio Mioli Filho – categoria Web, além de conquistar também o terceiro lugar no prêmio Acic de jornalismo – categoria texto.

A decisão de incorporar o Guarani à lista de idiomas oferecidos pela Unesc, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez, reflete o compromisso da Instituição com a diversidade cultural e o enriquecimento do conhecimento linguístico de seus alunos.  “Incentivamos o ensino-aprendizagem de línguas indígenas, pensando em contribuir para a ampliação do campo do conhecimento de nossos acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade externa, além de promover a inclusão de estudantes indígenas por meio do reconhecimento de suas línguas em diversas instâncias”, afirma Dayane.

Destinado a todos que desejam iniciar o desenvolvimento na Língua Guarani e se aproximar da cultura, o curso oferece uma oportunidade única de comunicação básica, valorizando a tradição da oralidade e promovendo reflexões sobre a história e o universo cultural e linguístico.“Durante as aulas de prática oral em Guarani, os estudantes vão aprimorar a sua pronúncia por meio de atividades direcionadas, enfatizando a prática da língua em situações e temas de necessidades cotidiana”, comentou o professor de Letras e falante nativo da língua guarani, Luís Alberto González Rolón.

Com uma carga horária distribuída em 20 encontros semanais de 1h30min, o curso abordará uma variedade de temas, como práticas linguísticas correlacionadas às estratégias de oralidade; grafemas e fonemas de língua guarani; surgimento da grafia de língua guarani; cultura do povo Guarani e a relação com a natureza; prática religiosa; além da presença de língua Guarani dentro da língua portuguesa do Brasil.

A metodologia adotada inclui o uso de recursos audiovisuais, como podcasts, apresentações expositivas, música e entrevistas, proporcionando uma experiência dinâmica e envolvente aos alunos. A participação ativa dos estudantes é incentivada, promovendo a troca de conhecimentos e o questionamento constante sobre a cultura e a linguística Guarani.

“Estudar língua Guarani amplia as reflexões e conhecimentos em relação à cultura deste povo, pois com isso conseguimos valorizar, resgatar e refletir sobre a nossa própria história, a nossa diversidade e o nosso rico universo linguístico e cultural. É uma forma de acrescentar o horizonte epistemológico daqueles que se dispõem a estudar essa língua”, comentou o professor, que é natural do Paraguai.

Com o lançamento deste curso, a Universidade amplia seu repertório para oito idiomas, incluindo Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Inglês, Libras e Português para estrangeiros.

Mais detalhes

Para mais informações, os interessados podem preencher o formulário de pré-inscrição no site da Unesc, entrar em contato pelo WhatsApp ou ligar para (48) 3431-4533, das 13h às 17h e das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. A visita presencial à Escola também é bem-vinda para aqueles que desejam mais detalhes sobre os cursos oferecidos.

Além da Escola de Idiomas, a Unesc também disponibiliza o Instituto de Idiomas, que oferece serviços de exames de proficiência, traduções e revisões, ampliando ainda mais o leque de oportunidades para quem busca aprimorar seus conhecimentos linguísticos.

Você também pode gostar