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Turistas não vão deixar de viajar no período de Carnaval

Mesmo ainda em pandemia, clientes fecharam pacotes para aproveitar os dias de folga

Com um cenário ainda atípico, o carnaval em 2022 deve ter uma movimentação financeira de R$ 6,45 bilhões, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar do volume de receitas ser 21,5% maior do que o registrado em 2021, quando a festa também foi suspensa, ainda está 33,7% inferior ao observado no carnaval de 2020, realizado antes da pandemia ser decretada.

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O presidente da CNC, José Roberto Tadros, lembra que, apesar de o carnaval não ser feriado nacional, é o principal evento da agenda do turismo brasileiro. “Independentemente das festas que, em sua maioria, foram adiadas ou canceladas neste ano, a decretação de feriado ou ponto facultativo, em níveis regionais, acaba movimentando o setor de forma significativa.”

No setor de viagens por exemplo, a expectativa para o período é que, mesmo sujeito a restrições, a movimentação no segmento aumente. De acordo com Bruna Fernandes que representa uma agência de viagens e turismo de Criciúma, o setor voltou com tudo. “Muitos clientes fecharam pacotes não especificamente para pular o carnaval, mas sim, para aproveitar o feriado”, disse ela. Um dos destinos mais procurados é o Rio de Janeiro, com valor a partir de R$700,00 por pessoa para quatro dias (aéreo + hotel). “Estamos com promoções acessíveis, hoje em dia está fácil comprar um pacote, só não viaja quem não quer”, destaca.

Em uma outra agência da cidade, após o “parão” de quase dois anos a responsável Salete Backes, destaca que aos poucos as pessoas estão voltando a viajar. Com a chegada do carnaval e o feriado, pelo Brasil, o destino mais procurado é a região nordeste e no exterior, Cancun. “Os cruzeiros estavam na lista de opçoes, mas com as saídas até o momento canceladas os clientes tiveram que remarcar o passeio”, conta. Segundo ela, a retoma do setor está sendo com cautela e muito mais rigorosa em função da pandemia.  “Nossos clientes quando voltam nos dão o feedback de que os protocolos sanitários estão rigorosos, mas garantem que cumprindo as regras está dando tudo certo”, finaliza.

 

 

 

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