Notícias de Criciúma e Região

Temperaturas elevadas e escassez de chuvas reforçam alerta para uso controlado da água

Diante das temperaturas elevadas e de níveis baixos em mananciais que atendem cidades do Sistema CASAN das regiões Oeste, Sul e Norte-Vale do Itajaí, a Companhia reforça o pedido de economia da água tratada.

Entre os mananciais que exigem maior atenção está o Rio Antonina, em São Joaquim, na Serra Catarinense. Na Região Sul, as cidades de Bocaina, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, São José do Cerrito e Turvo também estão exigindo trabalho intenso das equipes para monitoramento e manutenção dos sistemas de abastecimento.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Na Região Norte-Vale do Itajaí, Agronômica, Imbuia, Itaiópolis, Rio do Oeste, Salete e Vidal Ramos estão com captação de água reduzida devido à escassez de chuvas. No Extremo Oeste, há impactos nos mananciais que atendem Águas Frias, Descanso, Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste.

A estiagem alerta para a importância do uso responsável, especialmente evitando-se ações como a lavagem de casas, pátios, calçadas e carros. É preciso também atenção para atividades domésticas e de higiene pessoal. Estimativas indicam que aproximadamente 75% da água consumida numa casa são gastos nos banheiros.

Por esse motivo, uma dica importante é evitar banhos prolongados, já que o chuveiro é um dispositivo de consumo significativo de água. Estima-se que a cada minuto no banho há um consumo de aproximadamente 10 litros de água.

Confira algumas dicas de economia no consumo de àgua:

– Tome banhos mais breves, pois o chuveiro é um grande consumidor de água tratada.

– Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

– Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

– Só acione a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

– Não use mangueira sob hipótese alguma, nem para lavar carros, regar plantas e muito menos para lavar calçadas.

Você também pode gostar