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TeleSaúde: plataforma online atinge marca de 200 mil atendimentos em Criciúma

Serviço implantado pela Administração Municipal beneficia mais de 100 mil pessoas cadastradas em 24 UBSs


No início de 2024, a plataforma digital TeleSaúde, que foi criada com a finalidade de agilizar e facilitar os atendimentos aos cidadãos criciumenses, atingiu a marca de 200 mil atendimentos.

Após 14 meses de serviço, o sistema implantado pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abrange 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Com isso, mais de 100 mil pessoas são beneficiadas pela iniciativa. Disponível em dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, através do sistema, a população consegue realizar desde agendamentos de consultas médicas e odontológicas a troca de receitas de medicamentos.

“O objetivo do TeleSaúde é buscar uma melhor qualidade no atendimento dos pacientes e priorizar o bem-estar das pessoas. O sistema gerou resultados positivos e proporciona uma maior eficácia nos agendamentos e nos serviços de saúde prestados aos criciumenses”, evidencia o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, de novembro de 2022 a agosto de 2023, a plataforma conseguiu proporcionar 100 mil atendimentos. Já no final do primeiro mês 2024, foram registrados 200 mil atendimentos. “Ou seja, levamos praticamente metade do tempo pra atingir os outros 100 mil atendimentos. Isso demonstra a rápida evolução do TeleSaúde”, comenta.

O desempenho e as métricas do sistema online são gerados através dos seus produtos oferecidos. Deste modo, os atendimentos médicos, troca de receitas, agendamentos de consultas, carteira de saúde e serviços de informação, prestam uma maior comodidade na rotina da população.

Segundo Bucco, desde o lançamento do programa, mais de 143 mil agendamentos já foram cadastrados. O número representa cerca de 70% da busca da população dentre os serviços ofertados. Além disso, foram 47,5 mil receitas transmitidas, 7,6 mil informações compartilhadas e 2,7 mil carteiras de saúde geradas.

“Com o avanço da tecnologia e com a regulamentação da telemedicina é fundamental os municípios começarem a aderir a esse tipo de plataforma. Criciúma deu um passo à frente”, destaca Bucco.

O gerente ressalta, ainda, como o sistema facilita os procedimentos para as equipes da Secretaria Municipal de Saúde. “Realizamos pesquisa de satisfação ao final de cada atendimento via plataforma. O serviço é avaliado entre bom e ótimo por mais de 90% dos usuários. Então, o TeleSaúde é algo que, realmente, faz a diferença em Criciúma”, salienta.

Como ter acesso aos serviços do TeleSaúde?

Para utilizar o TeleSaúde, o paciente deve enviar uma mensagem de texto para o número (48) 3445-8400, por meio do aplicativo WhatsApp. O primeiro contato é feito por um robô, onde todas as mensagens são enviadas de forma automática.

Após a verificação dos dados do paciente, ele é encaminhado para um profissional capacitado para que seja atendido de forma online ou presencial, se necessário. Para agilizar o processo, o paciente deve responder às perguntas de forma clara e objetiva.

A conta do TeleSaúde é validada com selo de verificação do WhatsApp para garantir mais segurança no atendimento e evitar possíveis golpes.


*Colaboração: Letícia Cardoso/DECOM

 

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