Notícias de Criciúma e Região

Surto de mosca-branca em plantações de Içara mobiliza produtores e autoridades

Assunto será debatido na Câmara de Vereadores

O surto de mosca-branca nas plantações do município de Içara será debatido em reunião na Câmara Municipal, na próxima terça-feira, dia 16, às 16 horas. Segundo o proponente do debate, o vereador Jairinho (PSD), o problema está causando sérios danos à agricultura. “É a primeira vez desse surto de mosquinhas brancas no município, gerando sérios prejuízos aos nossos produtores de todas as culturas”, disse Jairinho.

Segundo o vereador, supermercadistas do município estiveram visitando algumas propriedades rurais e relataram até o risco de desabastecimento, porque produtores de toda a região estão sendo afetados por esse inseto. “Causou um alerta muito grande em todos os produtores, principalmente os de hortifrútis que já tiveram suas plantações devastadas por essa praga. É essencial essa reunião para encontrar uma solução ao problema, haja vista a importância da agricultura em nossas vidas”, completou Jairinho.

Serão convidados para o encontro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) e Secretaria Municipal de Agricultura.

O que é mosca-branca

A mosca-branca é um inseto que suga a seiva da planta, causando danos como o enrolamento de folhas novas, amarelecimento, queda da folha e as mandiocas podem ficar aguadas e amargas.

Este inseto ainda libera um excremento açucarado que atrai formigas e um fungo que cobre as folhas e elas ficam com a cor preta, esse fungo é conhecido como fumagina.

A mosca-branca é encontrada na parte mais alta das plantas e nas folhas ela fica escondida na parte de baixo dela.

Você também pode gostar