Notícias de Criciúma e Região

Selo ODS 2023 é entregue para 57 signatários; entenda

Ao todo, 57 signatários receberam o selo durante evento, na tarde desta quarta-feira, 5, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris

O comprometimento com o desenvolvimento sustentável garantiu o Selo ODS 2023 para empresas, pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e poder público de Criciúma e região.A renovação do selo comprova que os signatários estão cumprindo os compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina.

Ao todo, 57 signatários receberam o selo durante evento, na tarde desta quarta-feira, 5, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Na ocasião, também foram apresentados os novos signatários do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

“Quando olhamos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estipulados em 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas), vimos que é uma agenda de paz, de justiça, de crescimento social, econômico, ambiental e institucional”, destaca o coordenador geral do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS, Fernando Barbosa dos Santos.

“Quando falamos em desenvolvimento sustentável, não é simplesmente a parte ambiental, mas também o direito humano, pensar no futuro e nas pessoas que fizeram parte do nosso passado, nos dando o suporte necessário. Hoje estamos lutando pela construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais digna”, acrescenta.

O coordenador também enaltece a importância dos ODS para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa. “O ODS 16 refere-se à paz, justiça e instituições eficazes e, para conseguirmos aplicar todos, esse deve vir em primeiro lugar. Precisamos de uma sociedade pacífica e justa para conseguirmos construir o desenvolvimento sustentável e, até 2030, aplicar os 17 ODS Temos pouco tempo, mas vamos conseguir”, entende.

“O Comitê Criciúma é uma referência, está unido e pensando na frente. Agradeço imensamente aos signatários, por estarem conosco neste momento”, conclui o coordenador.

Atualmente, em Santa Catarina existem mais de 1,4 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 102 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por 83 signatários.

Movimento ODS

O ODS é um movimento social de caráter apartidário, plural e ecumênico. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) durante a 70ª Assembleia Geral realizada em 2015, em Nova York.

O intuito é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações, mobilizando todos os setores da sociedade catarinense.

Você também pode gostar