Notícias de Criciúma e Região

Saiba como surgiu a expressão Chato de Galocha

Chato de galochas é uma expressão popular da língua portuguesa que define uma pessoa inconveniente, enfadonha e desagradável.

Se você acha que termos corriqueiros como “pagar o pato” e “puxar o saco” são coisas da atualidade, está muito enganado: a maioria desses dizeres tem pelo menos um século de idade, com vários datando do Brasil colonial e até da Idade Média. E hoje quero que você saiba de onde vêm as coisas que você fala todo dia, como por exemplo “chato de galocha”, que certamente você já ouviu ou chamou alguém dessa forma. Uma expressão bastante popular no Brasil, que usamos para chamar de “chato de galochas” uma pessoa inconveniente, com comportamento socialmente desagradável, que insiste em assuntos desinteressantes. É como se fosse um “chato especial”, ou seja, mais chato que o habitual.


Para quem não sabe o que é uma galocha, trata-se de um tipo de calçado de borracha utilizados geralmente em dias de chuva para protegê-los da lama e de se molhar. Portanto, como esse calçado causa um certo incômodo, uma possibilidade é que a expressão tenha surgido justamente para descrever como seu uso é chato e desagradável. No entanto, será que essa é a real origem desse termo? Existe uma outra hipótese mais aceita que você precisa conhecer.

Quanto à origem da expressão, acredita-se que ela tenha surgido por meados da década de 50, quando o uso de galochas era um costume típico entre homens e mulheres. Como lido acima, a galocha evitava que os pés ficassem encharcados de lama, e a maioria utilizava esse acessório por ser feita de material impermeável. Estes calçados, foram amplamente utilizados nas décadas de 50 e 60 no interior do Brasil, onde em muitos lugares ainda não havia calçadas nem ruas pavimentadas. No entanto, ainda hoje, algumas profissões requerem calçado do estilo da galocha.

Pois bem, as pessoas saiam à rua com suas galochas, e era a primeira coisa que tiravam ao chegar em casa (ou na casa de alguém), ou deveria ser assim, não é mesmo?

Mas os “chatos de galocha” seriam as visitas inconvenientes que, cheias de senso de importância, entravam na casa dos outros com galocha e tudo, lançando lama para todo lado, molhando e sujando toda a casa do anfitrião, que com certeza ficava desagradado com tal demonstração de desconsideração. Nos dias de hoje, os chatos de galochas não estão necessariamente calçados com galochas, mas a expressão continua sendo usada para descrever pessoas com atitudes desagradáveis, foi exatamente esse fato que motivou os enfurecidos donos de estabelecimentos e sobretudo, as donas de casa, a chamá-los de “chatos de galocha”.

Contudo, com o passar do tempo a expressão passou descrever qualquer pessoa chata, inconveniente e enfadonha. Por fim, ainda hoje, essas botas são tiradas do armário em dias chuvosos e mais do que isso, algumas profissões exigem que seus trabalhadores usem sapatos estilo galocha.

Você conhecida essa expressão? Costuma usar? Espero que tenha gostado de saber de onde surgiu o popular termo. Agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter

Você também pode gostar