Notícias de Criciúma e Região

Sabia que a palavra trabalho tem como significado tortura?

Essa é mais uma curiosidade sobre palavras usuais de nosso dia a dia

Você já se perguntou qual a origem da palavra trabalho? Já teve curiosidade de saber de onde veio a ideia de ter que trabalhar?

Acredite, tanto a origem quanto o significado farão você se contorcer de rir e de chorar, o que vier primeiro.

Ao conhecer o seu significado original da palavra, tudo vai fazer sentido. Graças à etimologia, a ciência que estuda a origem das palavras, podemos saber como e quando se começaram a usar certas palavras e o porquê de estes significados perdurarem até os dias de hoje.

Para saber qual a origem da palavra trabalho, devemos entender que a palavra se deriva de outra, parecida, mas de significado muito mais assustador e sinistro. A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo formado pela junção do tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”.

Mas se você pensa que já descobriu qual a origem da palavra trabalho e achou bem ruim, calma que ainda vai ficar pior.

Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia. Este instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, nas quais agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e esfiapá-los, e também imobilizava cavalos e bois para serem ferrados, acredite, ele foi usado parar castigar aqueles menos afortunados.

Desse modo, originalmente, “trabalhar” significava “ser torturado”.

Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no tripalium, pois quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses. Por muito tempo o significado de trabalho foi associado a fardo e sacrifício.

Na Grécia Antiga, o trabalho era desprezado pelos cidadãos livres. Platão considerava o exercício das profissões vil e degradante. Nos primeiros tempos do cristianismo, o trabalho era visto como tarefa penosa e humilhante, como punição para o pecado. Ao ser condenado, Adão teve por punição, trabalhar para ganhar o pão com o suor do seu próprio rosto.

A idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc.

A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “sentir dor” ou “sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”. E só no século XIV começou a ter o sentido genérico que existe hoje, seja qual for, a “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”.

Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do “Aurélio”, lhe dedica vinte sentidos básicos e diversas expressões idiomáticas.

Agora sabendo o real significado, entende-se que talvez a maior diferença entre o trabalho e o tripalium, é que do tripalium, uma hora você escapava. Vivo ou morto. Já do trabalho, você só escaparia ao morrer. Cruel, né?

Espero que tenha gostado de saber tudo isso. Semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

Você também pode gostar