Notícias de Criciúma e Região

Covid-19: Risco de internação é menor em nova variante, diz estudo

De acordo com estudo inglês o risco de internação da variante Ômicron é menor do que o da variante Delta; atualmente existem 32 casos da Ômicron confirmados no Brasil, sendo um em Santa Catarina

A variante Ômicron da Covid-19 que tem causado o retorno de algumas medidas restritivas possuí o risco de internação hospitalar 40 a 45% menor do que a variante Delta. A conclusão é de um estudo publicado pelo Imperial College de Londres nesta quarta-feira, dia 22

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

 

“De maneira geral, encontramos evidências de redução no risco de hospitalização com a Ômicron em relação às infecções com a Delta, pesando todos os casos no período do estudo”, afirmaram os pesquisadores.

Foram analisados dados de casos confirmados por testes PCR na Inglaterra entre 1 e 14 de dezembro. Existe uma grande corrida entre os cientistas em busca de respostas sobre a virulência e gravidade da Ômicron para ajudar governos a responderem à variante, que se espalha rapidamente pelo mundo.

O estudo britânico segue um outro sul-africano divulgado nesta quarta-feira, dia 22, que descobriu que pessoas diagnosticadas com a Ômicron na África do Sul entre 1º de Outubro e 30 de novembro tinham 80% menos chances de serem internadas do que as diagnosticadas com outra variante no mesmo período.

Pesquisadores do Imperial College disseram que o risco de qualquer visita ao hospital com a Ômicron era entre 20 e 25% menor do que com a Delta.

Os cientistas acrescentam, no entanto, que as reduções em hospitalizações precisam ser consideradas levando-se em conta o maior risco de infecção com a Ômicron, devido à redução na proteção oferecida tanto pela vacinação quando pela infecção natural.

SC segue com um caso confirmado de Ômicron

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, Santa Catarina segue com um caso confirmado da variante Ômicron.  O caso foi confirmado na última terça-feira, dia 21, em Jaraguá do Sul. 

Já no Brasil, ao todo, são 32 casos da nova variante já confirmados. Além de SC, As infecções foram registradas em São Paulo (20), em Goiás (4), em Minas Gerais (3), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (1), no Rio de Janeiro (1).

Existem, ainda, 23 casos em investigação, sendo dois em Goiás e 21 no Rio Grande do Sul.

Fonte: Agência Brasil

Você também pode gostar