Notícias de Criciúma e Região

Rincão contrata segurança privada para as escolas da rede municipal

Trabalhos de vigilância já tiveram início nas nove unidades escolares

A Prefeitura de Balneário Rincão assinou na manhã desta terça-feira, 11, contrato com empresa de segurança privada para todas as escolas municipais, como medida de segurança e proteção. Os seguranças já começaram os trabalhos nas nove unidades escolares.

“Estamos vivendo um momento de preocupação. Essa medida irá oferecer mais segurança aos nossos alunos, professores e pais. Nossas escolas já têm o acesso restrito, mas o segurança dará mais tranquilidade”, destaca o prefeito Jairo Custódio. Conforme o prefeito, as escolas municipais de Balneário Rincão já contam com acesso restrito às unidades de ensino, todos com portões eletrônicos e travas. “Os vigilantes irão reforçar a segurança dos quase dois mil alunos”, garante.

“Desde o dia que aconteceu o lamentável episódio em Blumenau, venho conversando com o prefeito e decidimos tomar essa atitude de contratar seguranças para as escolas. Por questões burocráticas, somente hoje, assinamos o contrato, mas os seguranças já estão em nossas escolas municipais. Sei o quanto nos preocupamos com nossos filhos e essa medida vai nos dar mais segurança e tranquilidade. Continuamos atentos em defesa das nossas crianças”, destaca o vice-prefeito, Luiz Laurindo.

Reforço em Nova Veneza

Em reunião na tarde desta terça-feira, 11, o Governo de Nova Veneza realizou uma reunião junto à Polícia Militar do município, para tratar da segurança nas escolas da rede de ensino. Entre as principais medidas será a instalação de câmeras de vigilância, interfones com vídeo e grades que dificultem o acesso. Além disso, entre as ações levantadas foi a formação com os profissionais de cada escola sobre como lidar em situações de perigo e garantir a segurança das crianças. “Nesta capacitação, os profissionais da educação irão receber orientações com os agentes de segurança. É importante sabermos como agir nestas situações para proteger os nossos alunos”, destaca a secretária de educação, Herica Felisberto.

Ainda foi determinado que todas as escolas devem manter os portões cadeados e controle apenas dos profissionais do local. “Solicitamos apoio para rondas diárias em frente as nossas escolas, além de colocarmos os motoristas do transporte escolar nas instituições para controle de entrada”, explica a secretária.

“Nos últimos dias estávamos estudando as melhores ações para aumentarmos a segurança nas nossas escolas. Os nossos ambientes escolares já são locais seguros e com o apoio das forças de segurança, vamos manter a paz e garantir que as escolas continuem sendo espaços de aprendizado e alegria”, pontua o prefeito Rogério Frigo.

Ações preventivas em Içara

Em Içara, ações preventivas para serem colocadas em prática no município voltaram a ser discutidas. Ficou definido que as forças de segurança continuarão executando o policiamento efetivo nas proximidades das unidades. A PM da cidade também irá produzir um relatório com a análise técnica das 13 escolas municipais e 33 Centros de Educação Infantil (CEIs) indicando quais procedimentos precisarão ser tomados para impedir possíveis invasões.

“Precisamos propor ações rápidas e eficazes. Cada lugar tem uma realidade diferente. Uns precisarão de muros mais altos, outros de cerca elétrica, outros de segurança humana. Ouviremos quem realmente entende do assunto, que é a Polícia Militar, e em breve iremos começar as mudanças através desta consultoria”, enfatiza a prefeita Dalvania Cardoso.

A PM já implementa o projeto Rede de Segurança Escolas, que contempla rondas nas escolas e contatos diretos com as diretoras e profissionais da educação, além de palestras e grupos de WhatsApp como acontece com a Rede de Vizinhos.

“Sabemos da importância da ostensividade policial, mas toda a rede envolvida é fundamental. Reforçamos a orientação: se caso avistarem alguém em movimento suspeito, acionem o 190”, pontua o tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, comandante da Polícia Militar de Içara.

Sobre a consultoria preventiva, o comandante destacou que o projeto não vai identificar apenas mudanças estruturais, mas também comportamentais. “Cada unidade será analisada minunciosamente com a identificação da vulnerabilidade da estrutura física e de como funciona o cotidiano do ambiente. É importante que os colaboradores também estejam orientados quanto à prevenção”, declara.

Você também pode gostar