Notícias de Criciúma e Região

Painéis mostram volume de materiais reciclados em Criciúma; em 2023 foram 826 toneladas

"Reciclômetros" foram instaladas ao longo da Avenida Centenário para incentivar a população a reciclar

A partir de agora será possível acompanhar o volume de resíduos reciclados em Criciúma por meio do reciclômetro. A ferramenta de transparência, atualizada diariamente, está disponível para consulta no site da Prefeitura, nas redes sociais da Diretoria de Meio Ambiente (Demacri), no aplicativo REVER e também em um dos seis telões localizados em diferentes pontos da cidade.

“Essa é uma forma de conscientizar a população da importância da coleta seletiva, que gera economia para os cofres públicos, preserva o meio ambiente e ainda é fonte de renda para muitas famílias,”afirma o prefeito Clésio Salvaro.

A gestora do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) da Prefeitura de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato, explica que diariamente é realizado o controle e a pesagem dos resíduos reciclados. Em 2023, já foram recicladas mais de 826 toneladas, material que deixou de ir para o aterro sanitário.

“Atualmente 80% dos bairros da cidade possuem coleta eletiva. O lixo reciclável é encaminhado para o Centro de Processamento de Resíduos, as cooperativas e associações de catadores são responsáveis pela separação e posteriormente pela comercialização do material,”explica.

Programa “Jogue Limpo com a Cidade”

O programa Jogue Limpo com a Cidade também contribui para aumentar o percentual de cobertura da coleta seletiva no município. O primeiro passo é separar o lixo, entre papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros e lavar os materiais. Após isso, o cidadão deve se deslocar até os PEVs espalhados pelo município, ou nos locais de descarte, onde um profissional realiza a verificação e a pesagem. “Desta forma, a pessoa gera um crédito, que pode somar até 50% de desconto na taxa de lixo,” esclarece Anequésselen.

Lixeiras Subterrâneas

Até 2024 o Governo Municipal, deve instalar nas principais praças e parques de Criciúma 20 lixeiras subterrâneas. Este ano, já foram instalados três equipamentos, nas Praças Nereu Ramos, Santa Bárbara e do Congresso. Mais dois devem ser implantados até o final do ano.Cada kit é composto por duas lixeiras, para resíduo reciclável e não reciclável, com capacidade para duas toneladas cada. Os equipamentos ficam abaixo do solo, assim oferecem mais higiene e segurança.

A instalação das lixeiras subterrâneas e a implantação do reciclômetro, fazem parte do Programa Acelera Criciúma, que tem previsão de R$ 400 milhões de reais em investimento em obras e projetos até 2024. “No total, o programa prevê a entrega de uma obra a cada dois dias. Ao todo, serão mais de 200 obras, entre elas, novas escolas, postos de saúde, equipamentos turísticos, pavimentação de ruas e tantas outras,” afirma o secretário Geral de Governo, e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira.

Foto: Divulgação
Você também pode gostar