Notícias de Criciúma e Região

Recicla Junto recolhe 200 kg de lixo da faixa de areia no Litoral Sul

Ação iniciou na última quinta-feira, dia 10, e foi realizada em cinco praias da região

A primeira edição do projeto Recicla Junto recolheu cerca de 200 quilos de lixo das faixas de areia nas praias do Litoral Sul. A ação realizada na beira-mar é chamada de “Praia Viva”. Foram três dias de muito trabalho, que iniciou na última quinta-feira, dia 10, com limpeza em Garopaba e Laguna. Na sexta-feira, dia 11, o trabalho foi realizado em Balneário Rincão e Esplanada. Arroio do Silva foi a última praia a receber o projeto nesse sábado, dia 12.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O Recicla Junto busca educar as pessoas mostrando que os resíduos que são gerados podem ser reciclados. “Foi uma semana bem intensa. Nosso objetivo é chamar a atenção da população. Com o trabalho realizado estamos ajudando o meio ambiente e no sustento de diversas famílias que vivem da reciclagem”, conta Carina Girelli, engenheira ambiental da Cristalcopo, que é idealizadora do projeto.

Dos 200 quilos de lixos retirados da faixa de areia, os mais encontrados foram: bitucas de cigarro, vidro, metal e plástico. Segundo Carina, uma bituca pode contaminar até 60 litros de água. “Além de fazer mal para a saúde, faz mal para o meio ambiente. O animal come achando que é alimento. Na água, o plástico parece uma alga e os animais comem achando que é água-viva”, explica a engenheira.

Foto: Divulgação

Recicla Junto é idealizado e mantido pela Cristalcopo. Mas a ação Praí Viva é realizado por parceiros, voluntários e patrocinadores. Neste ano o Praia Viva contou com cerca de 150 pessoas. Moradores, profissionais das empresas Cristalcopo, Strawplast e Expresso Milles também acompanharam e ajudaram a recolher os lixos da orla.

Foto: Divulgação
Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul
Foto: Greice dos Santos/Portal Litoral Sul

Destino do lixo

Todo o lixo recolhido das praias é encaminhado para a Eco Local Brasil, uma cooperativa que, com parcerias, recicla o lixo recebido. “A empresa pega todo o material recolhido das praias, faz uma mistura e transforma em bancos para praça, deck e lixeira”, explica Carina.

As tampinhas de plástico recebem um destino diferente. São transformadas em brinquedos para crianças como baldinhos de praia e carrinhos. “Não existe jogar fora. Precisamos criar o hábito de descartar corretamente e usar esse produtos de forma correta. Transformar isso em matéria prima reciclada para diversos segmentos”, ressalta.

Você também pode gostar