Notícias de Criciúma e Região

Quarta estrela: Criciúma reivindicará título da série B de 1986

Tigre se junta a Treze-PB e Central-PE pela homologação da conquista no campeonato brasileiro

A quarta estrela acima do distintivo do Criciúma, representando as conquistas nacionais, pode ser adicionada em breve pelo torcedor do Criciúma. A possibilidade surge a partir da reivindicação do Clube junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela homologação do título da Série B de 1986. A diretoria do Criciúma anunciou nesta terça-feira, dia 05, que se juntará ao Treze, da Paraíba, e Central, de Pernambuco, na solicitação do reconhecimento da conquista da disputa daquele ano, chamada de “Torneio Paralelo”.

A decisão, segundo o diretor de Relações Internacionais do Clube, Rodolfo Moretti, ocorre após o Criciúma ter sido procurado pelos dois clubes para se juntar nesta reivindicação. “O Criciúma não poderia ser prejudicado ficando de fora de uma eventual aclamação, e decidimos que vamos sim requerer o reconhecimento e a homologação do título da Série B de 1986. Seria um título dividido entre os quatro clubes que venceram seus grupos e ascenderam à Primeira Divisão daquele ano”, sublinhou.

Reparação histórica

O pleito será levado pela Federação Catarinense de Futebol, através do presidente, Rubens Angelotti, para o presidente da CBF, Ednaldo Fernandes. O pedido, conforme Moretti, não altera o ranking da CBF porque a pontuação leva em conta apenas os últimos cinco anos, entretanto é uma reparação histórica. “Seria um registro histórico de um feito considerável à época. Com isso, também resgatamos a história vencedora daquele time de 86, campeão Catarinense daquele ano e que também acendeu à elite do futebol brasileiro”, reforça.

Além do trâmite através das entidades do futebol, os clubes assinarão uma carta em conjunto pedindo o reconhecimento e homologação do título. Há possibilidades também, de acordo com o dirigente tricolor, de a Inter de Limeira, de São Paulo, se unir no pedido.

CBF deve acatar pedido

Ainda que dependa de caso, como o título de Campeão Brasileiro de 1937 reconhecido na semana passada ao Atlético Mineiro, que precisou de uma longa análise pela distância do tempo, ao Portal Litoral Sul, Moretti disse que o desfecho do processo envolvendo o Tigre deve ser rápido e positivo. “Esse deve ser rápido, é um assunto batido na CBF. Desde 2016 Treze e Central tentam, então com os quatro clubes pedindo junto vai despachar rápido. Acreditamos que a CBF vai acatar, porque nunca houve o pedido dos quatro juntos e também pelos precedentes da CBF dos últimos anos que vem reconhecendo títulos antigos como a Taça de Prata e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, como Campeonato Brasileiro, então tem tudo para acatar nosso pleito”, analisa.

 

 

 

Confira mais detalhes sobre o que diz o diretor de Relações Internacionais do Clube, Rodolfo Moretti:

 

 

Entenda como foi o Brasileiro da série B em 1986:

O campeonato, chamado de “Torneio Paralelo”, foi disputado por 36 times, divididos em quatro grupos, sem fase final e os clubes mais bem colocados em cada grupo jogariam a Série A ainda naquele ano. A CBF não reconheceu nenhum campeão pela inexistência de uma fase final. Entre os quatro times que venceram seus grupos e se classificaram, o Criciúma foi o time com a melhor campanha, encerrando invicto com seis vitórias em oito jogos.

Você também pode gostar