Notícias de Criciúma e Região

Primeira UTI Pediátrica da Amesc aguarda liberação de recursos

Após o anúncio da liberação da construção de uma UTI Pediátrica no Hospital Dom Joaquim em Sombrio, liberação dos recursos é aguardada

Após quase um mês da visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, a cidade aguarda o início das obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Um grande sonho para o município e toda a região da Associação dos Município do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“A UTI pediátrica é um sonho. é uma luta de toda a região e que Sombrio, o Instituto Maria Schmitt e toda a região podem comemorar, pois como sempre dissemos que daríamos jeito no Hospital, e demos. Hoje podemos dizer que temos um hospital de verdade em Sombrio”, ressalta a prefeita Gislaine Cunha.

A obra será realizada com recursos no valor de R$5,5 milhões provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal Daniel Freitas. Os recursos, atualmente, já foram alocados ao Governo do Estado e aguardam liberação do Governo Federal.

“A UTI não é importante apenas para Sombrio, mas para todo o Extremo Sul. Não temos UTI pediátrica na região da Amesc. Tem na Amrec e depois para cima até Florianópolis. Os casos mais graves específicos, atualmente, temos que encaminhar para Criciúma ou Florianópolis e agora vai trazer um conforto para as mães e familiares das crianças e bebês”, comenta o secretário de Saúde de Sombrio, Cleiton Daboit.

Na época da visita, o superintendente do Instituto Maria Schmitt (IMAS), Robson Schmidt, destacou a importância desse novo momento para o hospital. “Esses 10 leitos de UTI pediátrica vai nos dar segurança para as crianças que aqui habitam. Vai possibilitar que façamos cirurgias mais complexas de pediatria nesse hospital e que possamos atender as crianças com mais zelo e mais carinho”, disse a época.

Já Queiroga ficou feliz de ver um hospital ‘voltando a ativa’. “Vim aqui no Hopital Dom Joaquim ecnontrei um hospital, que estava praticamente fechado, com muita alegria de ver esse equipamento devolvido para a sociedade de Sombrio”, ressaltou na visita.

Leitos da UTI Covid serão transformados

Além disso, o Hospital Dom Joaquim contará com 10 leitos de UTI Geral. Isso porquê os leitos que haviam sido abertos durante a pandemia para atendimento de pacientes com Covid-19, serão transformados em leitos de UTI Geral.

“A UTI já foi importante num momento de pandemia. Sua liberação para UTI geral foi a maior conquista de todas e assim que não tiver nenhum paciente Covid internado, se tornará geral, pelo SUS, para atender Sombrio e região”, ressalta a prefeita.

Segundo ela, o novo momento do Hospital é fruto do trabalho árduo da sociedade e dos trabalhadores da unidade.

“”O Hospital de Sombrio por muitos anos foi um problema, uma luta árdua para se manter aberto. Aí, é importante valorizar cada servidor que lutou noite e dia, com salários atrasados, com insegurança futura, para que a população tivesse um primeiro atendimento, na garra e na coragem dos trabalhadores”, finaliza.

A Unidade de Terapia Intensiva foi batizada de Juarez Teixeira de Borba pelo Imas, marido da prefeita falecido de câncer em 2018, com uma forma de homenagem à ela.

Você também pode gostar