Notícias de Criciúma e Região

Presidente do BRDE fala de projetos e linhas de crédito para empresários em Criciúma 

João Paulo Kleinubing cumpriu agenda no Sul do estado nessa segunda-feira, dia 13

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu nessa segunda-feira, dia 13, o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, para um encontro com lideranças empresariais e representantes de entidades da região.

Antes de palestrar, Kleinübing conversou com o Portal Litoral Sul sobre o encontro com empresários e o roteiro de visitas que cumpriu no Sul do estado. “O objetivo primeiro é estreitar a relação do BRDE com a Região Carbonífera. Visitei o prefeito Clésio, visitei o prefeito de Nova Veneza e conversei com algumas empresas que nós já estamos negociando.  A nossa meta é poder aproximar o BRDE da classe empresarial aqui da região, onde nós temos um grande potencial de expansão”, destacou o presidente. 

Segundo Kleinubing, comparado com o potencial econômico que tem, a região ainda toma pouco recurso no BRDE. “A gente quer avançar nessa questão. Talvez a gente tenha aqui junto com a Acic um local para atendimento dos empresários, para que eles possam entender o que a gente pode fazer para melhorar o acesso a crédito por parte das empresas, que é o papel que o BRDE precisa desenvolver. Acho que a gente precisa se colocar mais à disposição, acho que a gente precisa também estar mais próximo, que é justamente aquilo que a gente está fazendo aqui. Acho que esse é o início de um melhoramento da nossa relação de aproximação entre o banco e a classe empresarial da região sul de Santa Catarina”, avaliou.

Chuvas e prejuízos em SC

A expectativa do BRDE para esse ano em Santa Catarina é chegar em R$1,5 bilhão em volume de operações, o que representaria 50% a mais do que a movimentação do ano passado. Contudo, os prejuízos causados no estado pelo alto volume de chuva, preocupa o banco. 

“A situação das cheias é uma situação que nos preocupa muito. O governador Jorginho Mello também está muito preocupado e a criação do PRONAMP emergencial vai permitir tanto a nós, quanto ao Badesc, disponibilizar recursos de capital de giro para pequenas e médias empresas que foram atingidas pela cheia, pagando com desconto de 50% na taxa de juros. Uma ação que já está em andamento é que aqueles que já são nossos clientes hoje podem solicitar no BRD uma prorrogação do seu contrato, com novos seis meses de carência e um prolongamento de mais um ano do ponto de vista de pagamentos”, explicou. 

Entre os temas abordados por Kleinübing na palestra, estavam o apoio do banco aos projetos em vários setores na região Sul, novidades em linhas de crédito e oportunidades para o desenvolvimento econômico e social da região. 

Você também pode gostar