Prefeitura de Criciúma recebe acadêmicos da Fundação Getúlio Vargas

A Prefeitura de Criciúma está recebendo nesta semana os acadêmicos do curso de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo. A iniciativa busca proporcionar aos acadêmicos uma semana de imersão local e faz parte da disciplina de Federalismo. Os alunos acompanham o dia a dia dos municípios, juntamente com os secretários de governo.

No total, são 50 alunos participantes, que foram subdivididos em cinco municípios, estando 10 deles em Criciúma. A metodologia é chamada de “secretário sombra”, onde os acadêmicos acompanham o dia a dia de secretarias municipais, inclusive do gabinete e de fundações, se aprofundando sobre os principais problemas e dando um retorno, após dois meses, de possíveis soluções e contribuições.

De acordo com a doutoranda e monitora do projeto, Andrea Martini Pineda, a parceria é muito positiva. “É um aprendizado tanto para os alunos, que contam com essa oportunidade prática ainda na formação, quanto para a prefeitura, que terá um olhar externo e aprofundado para os problemas”, afirma.

Segundo a acadêmica Amanda Cardoso, que acompanha o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, a imersão local é muito rica. “É um momento em que aprendemos muito na prática aquilo que é transmitido no curso teórico. Fomos bem recebidos e acredito que será uma experiência muito proveitosa”, analisa.

Para Silveira, o contato é de extrema importância. “O governo recebeu os acadêmicos com muito carinho, respeito e de braços abertos, fazendo a colocação deles em cada setor. Eles vão, com certeza, aprender muito aqui e queremos que aproveitem muito esses dias em Criciúma”, comenta.

O projeto ocorre uma vez por ano, geralmente sendo uma articulação da FGV com os municípios. Desta vez, a vinda dos acadêmicos para Criciúma foi viabilizada pelo vereador Marcos Meller. A ação será finalizada em maio, quando os prefeitos e secretários são convidados para participarem de um workshop em São Paulo, onde recebem retornos sobre as possíveis soluções e contribuições de encaminhamentos para melhorar a gestão pública.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.