População poderá trocar lixo por alimentos em município do Sul do Estado

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Uma parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Turvo e a Coopervalesul, vai proporcionar a população turvense, mais um incentivo para a separação diária do lixo reciclável. Todas as quartas-feiras, resíduos secos, como plástico, papel, metal e vidro, poderão ser trocados por tickets para a compra de alimentos na Feira da Agricultura Familiar.

O cidadão receberá R$ 0,50 de vale feira por quilo de material higienizado de metal, plástico e papel. Já o vidro vale R$ 0,25 o quilo. Os lixos recicláveis serão armazenados nos contentores implantados pela Diretoria de Meio Ambiente e recolhido pelo caminhão de recicláveis posteriormente. 

“Nos inspiramos no município de Içara, no Projeto Reciclou Levou, e vimos que poderíamos implantar algo parecido em Turvo”, comentou a secretária de Indústria e Comércio, Natássia Cardoso Biléssimo. “Levamos mais de um ano para conseguir colocar em prática, pois além da prefeitura, envolve também o centro de triagem, os agricultores e pequenos produtores e a Coopervalesul. Estamos muito otimistas com este projeto. Acreditamos que a quantidade de materiais recicláveis que receberemos será significativa com este incentivo”, finaliza a secretária.

 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Já para o diretor do Meio Ambiente, Gustavo Simon, além de fomentar a feira, a troca de lixo reciclável por tickets vai ajudar os associados do centro de triagem, por aumentar a quantidade de materiais recicláveis. “Os três pilares desse ticket, ou seja, os maiores beneficiados, serão a parte ambiental, pois esse material deixa de ir para o meio ambiente ou aterro sanitário; o incentivo a agricultura local por meio da feira e a associação de catadores, que ganha também, recebendo esse material limpo, podendo fazer a venda e gerando renda a partir disso.” comenta o diretor. “A iniciativa do projeto foi dos agricultores, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Agroindústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário e veio na hora certa. Foi muito bem vindo, pois soma aos projetos que temos para a preservação do meio ambiente”, finaliza.

A feira da agricultura familiar funciona todas às quartas-feiras, das 7 às 12h, ao lado da Igreja Matriz de Turvo.

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

#feira da agricultura familiar, #meio ambiente, #secretaria de agricultura, #Turvo, Coopervalesul, Projeto Reciclou Levou, Secretaria de Indústria e Comércio

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo