Pneumologista avalia flexibilização do uso de máscaras

Governo de Santa Catarina publicou decreto nesta quarta-feira, dia 24, tornando o uso de máscara opcional em ambientes abertos em que há possibilidade de manter distanciamento

A flexibilização das regras para o uso de máscaras em Santa Catarina trouxe alguns questionamentos. O decreto foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, dia 25, e também autoriza o funcionamento integral dos estabelecimentos que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive esportivos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

De acordo com o governo do estado, as medidas vêm em um momento de redução do contágio, diminuição do risco potencial e do avanço da vacinação. Apesar disso, o médico pneumologista, Fábio Souza, explica que é necessário ficar atendo pelo fato de que as máscaras ajudam a não transmitir a doença. “Essa liberação pode causar uma falsa sensação de segurança na população. O questionamento é feito já que a máscara diminui a transmissão e estamos entrando em um período de festas, como o carnaval”, ressaltou.

O médico destaca que o momento em Criciúma é bom, principalmente nos hospitais. “Estamos satisfeitos com a situação atual. Chegamos a ter mais de 200 pacientes internados no município, por isso não queremos ver esse quadro novamente. Hoje é perceptível que as pessoas que mais precisam de internação são aquelas que não se vacinaram ou ainda não completaram o esquema vacinal”, completou.

Quarta onda na Europa

Nesta semana, a diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a médica Mariângela Simão, afirmou que o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia de Covid-19. Um dos países que já enfrenta esta onda é a Alemanha. Nas últimas 24 horas, o país registrou 351 óbitos e 75.961 casos.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.