Notícias de Criciúma e Região

Com mais de 70% dos votos, aumenta a responsabilidade de Jorginho

Visivelmente emocionado, Jorginho Mello (PL), ao falar pela primeira vez à imprensa, ainda na noite deste domingo (30), como governador eleito, ao lado de apoiadores e a família, evidenciou que estava muito feliz. No entanto, não por completo, pois, não teve a reeleição de Jair Bolsonaro confirmada. Conforme ainda disse à imprensa, dará continuidade ao projeto de Bolsonaro, mas sem fazer disso um enfrentamento direto ao novo governo brasileiro. Imagino que a semana começa já com articulações, pensando na condução do processo de transição, com o complemento da equipe, uma vez que é um fator que já vinha sendo pensado, antes mesmo do pleito. Também, obviamente, avaliar o resultado da campanha, e pensar no alinhamento de gestão, e na formação da futura equipe de governo. Por fim, a obtenção de 70,69% dos votos, contra apenas 29,31% do adversário político Décio Lima (PT), representa uma eleição avassaladora, ao mesmo tempo que dá a ele uma enorme responsabilidade.

Décio Lima

Foto: Redes Sociais (Instagram)

O candidato ao governo pelo PT, Décio Lima, sabia que não teria uma campanha fácil em Santa Catarina. Porém, comemorou o avanço histórico ao segundo turno, e principalmente, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva a Presidente. Através das redes sociais, ao comentar sobre o pleito, disse que essa foi uma campanha única, emocionante, que transformou Santa Catarina e todos nós para sempre. Pela primeira vez na história tantos catarinenses digitaram o 13 na urna para defender a democracia, a verdade, a paz, o respeito, o salário digno, a comida na mesa, a educação pública de qualidade, as obras que reconhecem o tamanho de Santa Catarina. Tantos catarinenses que, sendo ou não petistas, enxergaram no PT o seu legítimo representante nesse segundo turno. “Provamos que a vida pode, sim, ser melhor para todos, e o mundo, pode sim, ser feito mais de amor e menos ódio”, completou.

Objetivo alcançado

A polarização nacional nestas eleições foi o fator marcante em toda a campanha. Mas não somente isso. O alcance do resultado foi também o objetivo, evidenciado pelas ações jurídicas, numa completa politização de ministros da Corte Suprema. A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, era sim o objetivo a ser alcançado. Sendo assim, o que se espera, a partir do resultado, que novos rumos sejam dados, tais como, o fim das censuras impostas a alguns veículos, a não “desmonetização” de canais, o fim da pauta das fake news, e também que se encerre a perseguição a empresários e outros tantos identificados como bolsonaristas. É o mínimo a esperar. De resto, aguardar pela transição e esperar para saber qual será o comportamento do novo Congresso, em especial do Senado, diante de tudo o que se constatou no pleito encerrado neste domingo (30). Também, claro, acreditar no discurso proferido por Lula, após o resultado das eleições.


As opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Portal Litoral Sul.
Você também pode gostar