Notícias de Criciúma e Região

Para tentar coibir onda de furtos, PM instala novas câmeras em Morro da Fumaça

Duas novas câmeras com sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) devem estar em funcionamento

A instalação de mais duas câmeras de segurança em Morro da Fumaça vai auxiliar no trabalho da Polícia Militar (PM) para coibir a onda de furtos que vem acontecendo nos últimos meses na cidade. Os aparelhos já foram fixados nos locais e estão passando pelo processo de instalação elétrica.

De acordo com o comandante da Polícia Militar (PM) de Morro da Fumaça, sargento Emerson Francisco Miyamoto Teixeira, nos próximos dias os equipamentos já devem estar em funcionamento. 

“Elas já estão nos locais e agora faltam somente algumas instalações. Essas duas novas são do modelo de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) que são de leituras dinâmicas. Passam por um sistema de programação que identifica se os veículos são furtados ou roubados. Identificando o automóvel irregular, ela emite um sinal sonoro e é acionada as guarnições para abordar o veículo o mais rápido possível”, explicou o comandante. 

Conforme o sargento, as câmeras OCRs foram doadas para a PM pela Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful). Com isso, Morro da Fumaça passa a contar com cinco aparelhos deste modelo. O objetivo é que elas auxiliem na identificação de veículos suspeitos que circulam pela cidade, impedindo ações criminosas. 

“Inibe a ação de muitos criminosos de adentrarem na cidade e cometer delitos aqui. Pois a cidade vai ficar toda sitiada por câmeras, ajuda e muito na segurança e ordem pública. Dificilmente quem entrar no município não terá o veículo registrado”, frisou o sargento.

O anúncio das novas instalações foi feito pelo comandante em sessão na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, após uma solicitação dos comerciantes, que estão sofrendo com as lojas arrombadas. 

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

Sobre o caso

A Polícia Civil de Morro da Fumaça identificou que três homens são os responsáveis pela onda de furtos em Morro da Fumaça. Um deles, que é suplente de vereador, foi preso no dia 21 de setembro. 

Agora, a Polícia Civil trabalha para prender os outros dois homens que estão envolvidos na onda de furtos. “Eram dois indivíduos e nós estávamos juntando provas, para pedir a prisão deles e preservar a ordem pública. Sabemos que quando há uma série de furtos subsequentes, cria-se uma sensação de insegurança. Porém, precisamos respeitar os estágios do processo para decretação da prisão”, comentou o Delegado da Polícia Civil de Morro da Fumaça, Ulisses Gabriel.

Leia mais: 

Suspeito de vários furtos, suplente de vereador é preso em Morro da Fumaça

Comerciantes de Morro da Fumaça sofrem com onda de furtos 

Você também pode gostar