Notícias de Criciúma e Região

Pais e profissionais apreensivos com retorno das aulas presenciais em agosto nas escolas públicas e particulares

A apreensão tem tomado conta das pessoas nesses meses de isolamento social. E uma delas é sobre perder o ano letivo ou, se arriscar e encarar o retorno das aulas. Ainda depende de decreto do Governo Estado, porém, já existe uma baixo assinado on-line que busca sensibilizar as autoridades e impedir a volta às aulas no próximo mês de agosto.

Esse é o caso da dona de casa, Edimara Marcos dos Santos, moradora do Boa Vista, em Criciúma. Ela é mãe de três meninos e está preocupada com a possibilidade do retorno das aulas, principalmente, depois dos aumentos dos casos de Covid-19 na região. Ela assinou o documento e diz que não concorda com à volta. “Sou totalmente contra. Pois as crianças não têm noção de higienização e de distanciamento. Meus filhos são do grupo de risco. Prefiro que meus filhos percam um ano do que o resto da vida”, desabafa Edimara.

Profissionais de educação avaliam situação

A gestora Escolar de Criciúma, Chelen Patrício Marcos, diz que, além de aguardar as autoridades de saúde, é necessário ouvir os pais e os profissionais que trabalham com as crianças sobre essa situação. “Nós precisamos aguardar o parecer da Saúde, porém é necessário ouvir os pais e os profissionais que estarão diretamente envolvidos com as crianças no dia a dia principalmente nós que trabalhamos com a Educação Infantil. Sabemos da dificuldade em manter as crianças em distância segura e garantir sua higiene correta uma vez que são mais dependentes. Muitos pais têm relatado que não se sentem seguros em enviar seus filhos para escola neste momento que ainda não está estabilizado”, avalia a diretora.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A professora de Criciúma, Rita de Cassia Crispim Cruz de Jesus, afirma que assim como teme por si, teme por seus alunos, já que o País vive um momento atípico. “Sei que as escolas estão se preparando com todo cuidado e proteção seguindo as recomendações da OMS porém não temos muito o que fazer, estamos falando de crianças e adolescentes. Gostaria muito de voltar. Sinto falta da escola e dos alunos. Mas voltar com segurança. E infelizmente hoje não temos”, ressalta Rita.

Retorno às aulas

Sobre o retorno das aulas, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro disse que pelo decreto do governo do estado, a retomada será no dia 3 de agosto. “A gente decide pela manhã e toma providência à tarde. Está quase que impossível diante dos números tomar uma decisão para até 15 dias, então imagine para 30 dias”, disse ele. “Mas vamos monitorando. A nossa responsabilidade é com a vida das pessoas. Claro que a educação importa, mas a vida em primeiro lugar”, ressaltou.

Segue o link do abaixo assinado:

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/secretaria_da_educacao_de_santa_catarina_alesc_gov_contra_o_retorno_das_aulas_presenciais_em_sc/?fiImbob

Você também pode gostar