Notícias de Criciúma e Região

Clésio Salvaro fala sobre aumento nos números da Covid-19, medicamentos, retorno às aulas, hospital de retaguarda e de leitos na UTI

Em live, realizada nesta tarde, 7, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro destacou que várias medidas restritivas foram tomadas no município contra o Coronavírus. “Fizemos as medidas necessárias dentro de nosso conhecimento. Quero agradecer uma boa parcela da população de Criciúma que tem atendido o nosso chamado e tem colaborado. Você cuida de sua saúde e da saúde do próximo também”, destacou o prefeito. E completou. “Os números do município são preocupantes. Saltamos de 50 para 90 internações em menos de dez dias”.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Ainda conforme o prefeito, ele e sua equipe já conhecem um pouco melhor sobre a doença e sabem quais as pessoas que são alvos preferidos do coronavírus. “Quase que em sua totalidade o hipertenso e diabético. Claro que pega as pessoas com mais idade, mas também o novo’’, alertou.

O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, informou que o município já registrou 13 óbitos, destes quatro nos últimos 30 dias. “Todos acima de 60 anos. 100% com comorbidade (hipertenso ou diabético”, disse.

Medicamento para hipertensos e diabéticos

Sobre os medicamentos para hipertensos e diabéticos, o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, garantiu que nas Unidades Básicas de Saúde estão em dia. “Todos os preconizados pelo Sus estão disponíveis. Estamos aperfeiçoando a cada dia o monitoramento dos hipertensos e diabéticos, eles precisam inclusive nos alertar caso tenham alguma dificuldade em encontrar os medicamentos. Implementamos os telefones nas Unidades de Saúde. O controle das doenças crônicas é fundamental ”, destacou o secretário.

“Prescrever hidroxicloroquina, cloroquina é papel do médico”, disse o prefeito

Sobre o uso de medicamentos que ainda não foram testados contra o coronavírus, Salvaro disse que não irá recomendar. “Ainda não existe um estudo que demonstre a eficácia. Mas nós temos os medicamentos que vamos deixar à disposição do médico. Ele é o responsável. Conversamos com muitos médicos e há opiniões divergentes, o que é natural, porque a ciência não descobriu uma vacina, não tem um remédio que cure a Covi-19, se tivesse os países mais ricos do mundo a população estaria toda imunizada. Hidroxicloroquina, cloroquina não é papel do prefeito, dos secretários e vereadores. O nosso papel é não deixar faltar o medicamento para a população. O papel de prescrever é do médico”, disse Salvaro.

Retorno às aulas

Sobre o retorno das aulas, Salvaro disse que pelo decreto do governo do estado, a retomada será no dia 3 de agosto. “A gente decide pela manhã e toma providência a tarde. Está quase que impossível diante dos números tomar uma decisão para até 15 dias, então imagine para 30 dias”, disse ele. “Mas vamos monitorando. A nossa responsabilidade é com a vida das pessoas. Claro que a educação importa, mas a vida em primeiro lugar”, ressaltou.

Leitos de UTI no São José

Foram credenciados mais dez leitos de UTI no hospital São José. De 28 para leitos para 38 leitos.

Hospital de Retaguarda

Ainda segundo o prefeito as pessoas questionam sobre o Hospital de Retaguarda se não vai colocar em funcionamento. “Eu respondo: – Deus queira que não! É tipo um seguro, você paga para não usar. Mas se necessário, iremos usar”, disse ele.

Os vereadores Tita Belloli (presidente da Câmara) e Aldinei Potelecki e o diretor-técnico da Secretaria de Saúde, Ronald Benedet, também participaram da transmissão.

Você também pode gostar