Notícias de Criciúma e Região

Paciente tem vida transformada após colocação de prótese dentária; confira

Jucemar Cordeiro teve uma grande transformação, capaz até de ficar quase irreconhecível

Um projeto em Cocal do Sul tem transformado a vida de várias pessoas, o ‘Cocal Sorridente’. O trabalho vem sendo realizado pela equipe da Saúde Bucal e realiza gratuitamente próteses dentárias em diversos pacientes. Um deles é o Jucemar Cordeiro, mais conhecido na cidade como “Magrão”, que teve uma grande transformação e ficou quase irreconhecível. É que além do novo sorriso, ele também deu uma repaginada no visual, cortou o cabelo e fez a barba.

Jucemar agora é só felicidade. O caso desse paciente comoveu a equipe de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Itália. “Foram colocadas no paciente duas próteses parciais removíveis (PPR) e lançamos um desafio a ele, no intuito de vir às consultas e proporcionarmos uma transformação; quando ele chegou aqui na unidade de saúde, nem o reconhecemos”, conta a dentista responsável pela transformação, Juliana de Mattia.

Através das próteses dentárias que são disponibilizadas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, cada paciente tem direito à qualidade de vida. “Seja tanto pela função de poder mastigar os alimentos como também na parte estética, devolvendo a autoestima ao paciente”, declara a dentista.

Juliana conta ainda que o que chamou a atenção no caso do “Magrão” foi a sua adesão ao tratamento, algo que nunca havia ocorrido antes. “O nosso objetivo não foi apenas colocar a prótese, mas sim poder gerar uma qualidade de vida a ele. Além de proporcionar novas oportunidades a partir de agora”, comenta.

Confira o antes e depois de Jucemar:

Projeto “Cocal Sorridente” 

Nos últimos meses, o município realizou um mutirão para implantar próteses dentárias na população. Os atendimentos acontecem todas as segundas a partir das 15 horas, terças a partir das 17 horas e quintas no período vespertino, por meio de agendamento.

A população tem acesso ao serviço após consulta com o dentista da equipe de saúde bucal das unidades de atenção básica nos ESFs. Todo paciente cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) pode receber a prótese, porém existem regras. Visto que cada unidade de saúde tem um manual, por isso é necessário passar primeiro por uma consulta com o dentista da unidade de saúde do bairro, para ver qual o tipo de prótese que precisa de acordo com a necessidade.

Para dúvidas e agendamentos, os interessados podem procurar a unidade de ESF com o dentista do local. “Todo o encaminhamento de prótese dentária é incluído no Sistema de Regulação (SISREG), que regula uma fila única dos encaminhamentos e posteriormente são atendidos no município por uma empresa contratada através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (CISAMREC)”, pontua o cirurgião-dentista responsável pela saúde bucal em Cocal do Sul, Carlos Henrique Búrigo Rosso.

Você também pode gostar