Notícias de Criciúma e Região

Osterbaum: tradição de família tomam as ruas de Forquilhinha na Páscoa

Ovos de galinha viram ovos de Páscoa coloridos e enfeitam árvore de galhos secos

De geração em geração, a família de Gilda Steiner mantém a tradição de transformar ovos de galinha em coloridos ovos de Páscoa para enfeitar uma árvore a galhos secos. A tradição da cultura alemã, conhecida como Osterbaum “Árvore da Páscoa”, além de decorativa, é um reflexo do espírito do período. Tradição esta que há quatro anos enfeita as ruas de Forquilhinha no período da Páscoa, e Gilda é uma das principais colaboradoras.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A árvore é formada por galhos secos para representar a tristeza pela morte de Jesus, enquanto as cascas de ovos decoradas simbolizam a vida por meio da ressurreição de Cristo. Em Forquilhinha, a Osterbaum se tornou a grande atração turística da cidade e evidencia a tradição trazida pelos imigrantes germânicos.

Uma Figueira, que fica na Praça dos Imigrantes, no Centro de Forquilhinha, ganha o colorido dos ovos pintados à mão pela comunidade. O trabalho é coordenado por Gilda. Ela mora no município há 63 anos e é artesã. “Essa tradição veio da minha avó e agora eu passo para minhas filhas e netas. A Páscoa é a menina dos meus olhos. Essa data é muito importante para mim. E agora poder ajudar a decorar a cidade, é uma satisfação enorme”, relata a artesã.

Decoração Osterbaum na casa de Gilda Steiner | Foto: Gregori Flauzino

Na Casa do Coelho, ao lado da Rua Coberta, no Centro de Forquilhinha, dona Gilda se alegra mostrando um dos primeiros ovos pintados por ela em 1997. “Esse ovo pintei quando minha filha nasceu. Agora ver ele decorando a Osterbaum de Forquilhinha me deixa muito feliz”, relata emocionada Gilda.

Ovo pintado por Gilda Steiner em 1997 | Foto: Gregori Flauzino

Surgimento da decoração em Forquilhinha

A ideia de levar a Osterbaum como decoração na época de Páscoa surgiu com o intuito de preservar as tradições germânicas trazidas pelos colonizadores. “Forquilhinha é considerada a cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina. A nossa ideia é focar nas tradições germânicas, tanto na Páscoa como em todas as datas comemorativas. Foi algo que deu certo aqui no município e a população começou a comprar a ideia”, conta a diretora de Turismo da Prefeitura de Forquilhinha, Thais Figueiredo. A Osterbaum é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com o Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Forquilhinha são investidos cerca de R$ 10 mil em cada ano na ação.

Como a casca do ovo é frágil e fica exposta ao tempo, muitas acabam quebrando. Inclsuive alguns ovos são de plástico, para durar mais tempo na árvore. Então, todos os anos a decoração ganha novos ovos para deixar a rua ainda mais colorida. São utilizados 10 mil ovos para transformar a Figueira na Praça central em Osterbaum.

Em 2020 a grande novidade foi um ovo gigante de seis metros de altura, a Osterei, que ficou fixada ao lado da Osterbaum, em frente à Casa do Coelho. “Este ano a grande novidade vai ser um deck que vamos fazer na Rua Coberta, onde vai ganhar uma decoração especial”, conta a diretora.

Ovo seis metros de altura instalado ao lado da Osterbaum – Foto: Divulgação
Osterbaum localizada na Praça dos Imigrantes no Centro de Forquilhinha | Foto: Divulgação

O trabalho requer tempo e cuidado e é totalmente manual. Desde a preparação dos ovos para a pintura, a própria pintura e a colocação nas árvores. Dois meses antes da Páscoa, os responsáveis já iniciam os trabalhos. “Cada ano a decoração fica ainda mais bonita. Esta Páscoa queremos deixar a cidade bem decorada e bonita para receber nossos visitantes”, ressalta a diretora.

No total, este ano, serão utilizados 15 mil ovos. Um número bem superior ao quando iniciou a tradição da Osterbaum há quatro anos, onde foram utilizados 5 mil ovos.

Você também pode gostar