Notícias de Criciúma e Região

Oportunidade: Criciúma passa a contar com Central do Emprego

Central do Emprego de Criciúma foi inaugurada na manhã desta terça-feira, dia 1, e já conta com pessoas em busca de oportunidades como Paulo Monteiro

Faz dois meses que Paulo Palheta Monteiro, 42 anos, chegou à Criciúma. Natural do Pará ele veio morar com irmão que vive na cidade há quatro anos. Em busca de uma oportunidade de emprego, ele aguardava ansioso o término da cerimônia de inauguração da Central do Emprego realizada na manhã desta terça-feira, dia 1, na galeria do Terminal Central em Criciúma.

“Quero cadastrar meu currículo logo. Tenho experiência como auxiliar de cozinheiro, repositor de mercado, entre outras funções. Quero transferir meu título para cá e me fixar aqui. Por isso estou em busca de uma oportunidade.  Porque o povo aqui é muito acolhedor, estou feliz de estar aqui”, disse Paulo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Paulo veio do Pará e pretende se fixar em Criciúma, por isso acompanhou de perto a abertura da Central do Emprego para cadastrar o currículo – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Quando cadastrado na Central do Emprego, Paulo será encaminhado para uma vaga que esteja dentro do currículo e da oportunidade que deseja. O novo elo entre as empresas e quem busca uma oportunidade de trabalho fica localizado na galeria principal do Terminal Central, no Centro da cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Iniciamos com nossas açõess de empregabilidade ano passado, em junho. Fazíamos o Balcão de Empregos, de forma mensal na Praça Nereu Ramos. Assim identificamos que precisaríamos de um local fixo, porque muitas vezes a população não conseguia vir no dia específico do Balcão. Hoje temos aqui uma equipe que vai estar das 8h às 17h confeccionando currículo e recebendo essas pessoas”, explicou o secretário de Assistência Social de Criciúma, Bruno Ferreira.

Além disso, as empresas e quem estiver em busca de trabalho podem fazer o cadastro no site da Prefeitura de Cricicúma.

“Temos no site da Prefeitura um link para a Central do Emprego, onde as empresas podem cadastrar as vagas no site e os candidatos podem entrar e cadastrar o currículo para as vagas. Quem não tiver acesso a internet pode vir aqui na Central que terá todo o atendimento necessário”, ressaltou o secretário.

Segundo ele, cada candidato será encaminhada para uma vaga de acordo com o currículo.”Se a pessoa tem qualificação X, vamos encaminhar para essa qualificação específica. Outro serviço bem do lado da Central é a nossa sala de entrevistas de emprego. Faremos alta publicidade na semana que as empresas estarão fazendo as entrevistas. As empresas não precisam vir aqui, será feita de forma digital através do meet. Marcamos um dia para a empresa que tiver disposição de vaga, os interessados vem aqui pegam a senha e fazem aqui mesmo a entrevista”, comentou Ferreira.

Dificuldade em encontrar mão de obra

No discurso de inauguração da Central do Emprego, o prefeito Clésio Salvaro, enfatizou a importância de levar emprego àqueles que necessitam. De acordo com ele, em conversas com empresários da região um dos principais pontos que impede o crescimento de algumas empresas, é a dificuldade de encontrar mão de obra.

Cerimônia de inauguração foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 1 – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

“Uma cidade que seja melhor é aquela que oferece oportunidade de emprego. Como disse o professor Celito, a Secretaria de Ação Social, talvez seja, também, de emprego e renda. Porque não há programa social maior do que colocar alguém no mercado do trabalho. Não é um bolsa família, programos do Governo Federal, que deveriam ser uma porta de saída e as vezes são uma porta de entrada. As pessoas acabam recebendo esse benefício, acabam não se qualificando, aí as empresas acabam sendo prejudicadas”, disse o prefeito.

Segundo ele, a Central do Emprego era o elo que faltava para proporcionar oportunidade de trabalho para a população e sanar a questão da falta de mão de obra.

“Talvez o que faltava era esse elo, essa corrente, que aponte e pegue essas pessoas que as vezes tem dificuldade, de repente, de chegar até o RH dessas empresas. Ai a Central de Empregos vai fazer esse papel”, destacou Salvaro.

Uma dessas empresas que irá cadastrar vagas na Central e estava presente na inauguração é os Supermercados Bistek. São cerca de 30 vagas disponíveis atualmente nas duas lojas do supermercado em Criciúma.

“Para nós é importante para estar auxiliando nessa busca por mão de obra. Está extremamente difícil. Estamos com vagas que não precisam de experiência porque damos todo o treinamento. Precisamos apenas de candidatos com interesse, boa vontade e que estejam dispostos a aprender. Temos possibiidade de crescimento, hoje possuimos gerentes que inicaram como caixas, por exemplo”, destacou a gerente do Departamento de Recursos Humanos do Bistek, Camila Pastorini.

Central do Emprego está localizada na galeria principal do Terminal Central em Criciúma – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

 

Possibilidade de capacitação

Além do elo entre as empresas e quem está em busca de emprego, a Secretaria de Assistência Social tem atuado em busca de capacitação para essa mão de obra. Através da Central do Emprego, será possível identificar quais as principais necessidades de cursos profissionalizantes.

“Desde novembro do ano passado criamos um grupo de trabalho com todas as escolas profissionalizantes de Criciúma”, informou Ferreria. “Como funciona, uma empresa está precisando capacitação para costureira, por exemplo, mas não temos esses cursos. Então entramos em contato com as escolas profissionalizantes e levamos essa demanda. Fazemos essa ponte entre as escolas, as pessoas desempregadas e as empresas”, finalizou o secretário.

Você também pode gostar