NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

NĂșcleo do Terceiro Setor da Acic celebra resultado do Dia de Doar

Campanha Doa CriciĂșma arrecadou quase 2,3 mil itens, entre gĂȘneros alimentĂ­cios, materiais de limpeza, descartĂĄveis e produtos de higiene, alĂ©m de R$ 3,2 mil 

Quase 2,3 mil itens doados, entre gĂȘneros alimentĂ­cios, materiais de limpeza, descartĂĄveis e produtos de higiene, e R$ 3,2 mil arrecadados em dinheiro. Esse Ă© o saldo parcial da campanha Doa CriciĂșma, liderada pelo NĂșcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de CriciĂșma (Acic) em celebração ao Dia de Doar.

“Foi um (projeto) piloto, por ser o primeiro ano da campanha, e foi maravilhoso. Esperamos que a campanha entre para o calendĂĄrio oficial do municĂ­pio e, mantendo a adesĂŁo do poder pĂșblico, da iniciativa privada, do terceiro setor, da sociedade civil organizada, das instituiçÔes de ensino, das pessoas, podemos a cada ano produzir um movimento diferente de transformação, por meio das causas sociais que defendemos”, entende a coordenadora do NĂșcleo, Shirlei Monteiro.

Em sua avaliação, a campanha vai produzir uma nova cultura, associando as causas da cidade e trabalhando pela coletividade, a essĂȘncia do associativismo.

“A Acic crĂȘ que as pautas coletivas sĂŁo muito mais impactantes e geram muito mais transformação e resultados bem positivos para o desenvolvimento sustentĂĄvel e nĂŁo Ă© diferente para o NĂșcleo do Terceiro Setor. NĂłs precisamos entender a importĂąncia de tornar as nossas pautas coletivas, para gerar um olhar mais positivo da sociedade”, acrescenta.

Apoio

Segundo a coordenadora, o apoio, a articulação e toda a infraestrutura que a Acic colocou Ă  disposição da campanha foi fundamental para o ĂȘxito da iniciativa, alcançando uma mobilização que reuniu entidades, instituiçÔes, empresas, poder pĂșblico, comunidade e veĂ­culos de comunicação.

“Foi muito lindo ver todos os veículos de comunicação envolvidos numa campanha como essa. É um paradigma novo na cidade. Só temos gratidão, à imprensa, aos doadores, à Acic, à Unesc, que patrocinou a campanha, à CDL (Cñmara de Dirigentes Lojistas), aos parceiros, à Prefeitura e à Cñmara de Vereadores”, declara Shirlei.

Parceiro da campanha, o NaçÔes Shopping disponibilizou um ponto de arrecadação. “Estamos orgulhosos em participar de uma iniciativa que une 17 entidades essenciais do cinturĂŁo de proteção de CriciĂșma. Essa colaboração, liderada pelo nĂșcleo da Acic, vai alĂ©m da simples parceria entre instituiçÔes; Ă© uma verdadeira uniĂŁo da nossa população em prol do bem coletivo. A solidariedade e o apoio mĂștuo sĂŁo essenciais para enfrentar desafios sociais”, considera MĂĄrio Soratto Gaidzinski, superintendente do empreendimento.

Arrecadação continua

Uma mobilização em torno da campanha jĂĄ havia ocorrido no dia 11 de novembro, recolhendo doaçÔes em cinco regiĂ”es de CriciĂșma, em parceria com os nĂșcleos de lojistas e com a CDL. Na Ășltima sexta-feira, 24, os donativos foram recolhidos em empresas que aderiram Ă  campanha, em postos de arrecadação e na ação em frente aos supermercados da regiĂŁo.

Mas quem nĂŁo contribuiu ainda pode fazer sua doação, de alimentos, produtos de higiene e limpeza, nos pontos de coleta na Acic e na Unesc, atĂ© esta sexta-feira, 1Âș de dezembro. TambĂ©m podem ser doadas quantias em dinheiro. Nesse caso, exclusivamente pelo Pix, chave: [email protected], que continuarĂĄ disponĂ­vel.

Todas as doaçÔes serĂŁo revertidas Ă s 17 organizaçÔes sociais que compĂ”em o NĂșcleo do Terceiro Setor da Acic e, juntas, atendem mais de 30 mil pessoas. “Estamos chegando perto do Natal e, nesta Ă©poca, a solidariedade se renova e se fortalece. Ao mesmo tempo, a demanda das instituiçÔes se intensifica. Por isso, a campanha Ă© um convite a fazer o bem e colaborar com esse trabalho tĂŁo significativo do Terceiro Setor”, observa a presidente da Acic, Valcir JosĂ© Zanette.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar