Notícias de Criciúma e Região

Mulher, qual seu desafio?

Uma data muito especial, não apenas porque somos lembradas, mas porque traz consigo um significado histórico, que nos remete a momentos de sofrimento e dor. No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher! Pela luta de muitas mulheres por melhores condições de vida e trabalho. Em nome de todas as mulheres que batalharam e batalham pela igualdade de direitos, que não desistem, mesmo diante de tantas adversidades, é que escrevo esta coluna.

Vocês, mulheres inspiradoras, que transformam as suas próprias realidade e que geram a vida de outros, merecem todo o meu respeito. No mundo corporativo, estamos (ainda falta muito, mas já tivemos mais longe) alcançando cargos estratégicos e provando o papel de tomadora de decisão e transformação na sociedade. Ocupando lugares que antes eram dominados apenas por homens e, com beleza, delicadeza e muita competência, entregando resultados fantásticos.  Não bastasse toda a rotina comum a todos os seres humanos, a nossa, das mulheres, na sua maioria, tem as jornadas triplas, casa, deveres de filhos, roupas e comida para a família. Pode não ser a sua realidade, mas é a de muitas, da imensa maioria. Mas o ponto que mais me incomoda, é a sensação de a toda hora sermos testadas.

Certo dia um empresário me questionou o que eu sabia sobre negócios?! Oi, como assim? Eu respondi, “sobre negócios, não sei mensurar, mas sei como fazer os negócios acontecerem, inclusive o seu”. Toma! Ou, no caso das mulheres que por serem bonitas sofrem, tendo que provar que, além de lindas, são também inteligentes e etc…  Ou, se você decidiu não ter filhos, nossa…aí o desafio é provar que você tem coração também. Cansa! E afinal, o que podemos aprender com estes desafios? Que sim, já evoluímos muito, porém, ainda temos muitos desafios pela frente. E não, não gosto de pensar em segregação ou competição, mas sim, educação. É falta de conhecimento que gera preconceito, é falta de conhecimento socioemocional que reduz um ser humano ao gênero. Somos diferentes, e é essa a nossa vantagem. Parabéns, mulheres!

Você também pode gostar